O Presidente da República regressa hoje com a ronda de condecorações, depois de ontem ter já distinguido diversas personalidades nas classes “Independência” e “Paz e Desenvolvimento”, concluindo desse modo a 3ª fase que contempla no total 654 individualidades.
Hoje, em dois períodos distintos, manhã e tarde, o Presidente da República João Lourenço volta a condecorar cidadãos com a Medalha Comemorativa dos 50 anos de independência nacional que o país assinala a 11 de Novembro deste ano.
As diversas personalidades que tiveram ontem a honra de receber a medalha presencialmente, assim como os representantes, foram unânimes em enaltecer a iniciativa presidencial, que constitui marco histórico e de relevância para o país, ao reconhecer e valorizar as contribuições dos vários cidadãos.
A iniciativa visa igualmente, conforme Decreto Presidencial n.º 133/25 de 1 de Julho, promover os valores patrióticos da solidariedade, da amizade, de gratidão, sinalizando um exemplo para as próximas gerações, no quadro da Lei n.º 2/25, de 18 de Março que cria a Medalha Comemorativa alusiva ao 50º Aniversário da Independência de Angola.
Assim, entre os nomes destacados na Classe Independência estão António Brito Domingos Sozinho “Brito Sozinho”, Agostinho Fernandes Nelumba “Sanjar”, o agrupamento musical “Aliança FAPLA-Povo”, Dom Anastácio Kahango, Demósthenes de Almeida Clington, Hugo José Azancot de Menezes e Mário Matadidi. Já na Classe Paz e Desenvolvimento, sobressaem agrupamentos musicais como “As Gingas do Maculusso”, “Banda Maravilha”, “N’Sex Love”, “Os Moyowenos”, “Sassa Tchockwe Internacional” e “SSP”.
Este será o terceiro grupo a ser distinguido no âmbito das comemorações. Na primeira fase, realizada a 4 de Abril, foram condecoradas 247 personalidades, entre cidadãos angolanos e estrangeiros, pelo seu contributo relevante para a independência, a paz e o desenvolvimento de Angola.
Na segunda fase, foram atribuídas medalhas a 697 homenageados. Desta vez, são distinguidas 155 personalidades na Classe “Independência” e 499 na Classe “Paz e Desenvolvimento”.