Mais de trinta alunos, com idades entre 8 e 15 anos, afectos a três escolas primárias dos municípios de Namacunde e Chiede (Cunene), iniciaram, na segundafeira, as aulas do ABC do xadrez nas comunidades.
Com duração de seis meses, as aulas são uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), no Cunene, em parceria com a Associação Provincial de Xadrez, no âmbito da expansão e massificação da modalidade.
Ao intervir no acto de abertura do programa, o chefe do FAS no Cunene, Eduardo Chilunda, afirmou que as aulas numa primeira fase abrangem Namacunde e Chiedi, e a posterior expandir os restantes 12 municípios.
“O nosso compromisso é a massificação da modalidade, visando estimular o raciocínio lógico, promover habilidades, espírito de criatividade e preparar os alunos a enfrentarem desafios no ambiente escolar.
Já o presidente da Associação de Xadrez da Província do Cunene, Apolinário António, esclareceu que a iniciativa mostra ocompromisso do Executivo para com o desporto, ao envolver a maior parte das crianças a praticar a modalidade.