Um cidadão nacional, de 28 anos de idade, que atende pelo nome de Alberto Gabriel, foi detido neste fim-de-semana pelos efectivos da Polícia Nacional no âmbito da “operação triangular”, no município da Camama, pelo crime de abuso de confiança e roubo qualificado de 400 caixas de óleo alimentar, no supermercado Bem Barato, onde funcionava como responsável da área de logística.
Em declarações a este jornal, nas instalações do Comando Municipal do Kilamba-Kiaxi, o suposto infractor, que admitiu o furto e o consequente arrependimento, explicou que o acto era recorrente, pois, a quantidade tinha sido subtraída de forma faseada.
Alberto Gabriel, que atendia pelo sector logístico no supermercado sito no bairro Dangereux, em Luanda, confessou que a sua condição de responsável pelos despachos de mercadoria favoreceu no cometimento do crime pelo qual está a ser indiciado.
“Eu tinha o poder de fazer despachos. Uma vez que era o responsável do armazém. Eu podia dizer que há uma mercadoria de um cliente, apresentava uma factura e a mercadoria seria deliberada”, confessou.
Quanto à sua detenção, o suspeito contou que surgiu mediante a denúncia de um cliente que fez a encomenda de cerca de duas centenas de caixas de olho, porém, não as vinha levantar até um período de um mês.
“O cliente deixou as caixas por um período de um mês, não aparecia e não vinha buscar. Depois desse tempo o cliente apareceu, e viram que estavam a faltar caixas na quantia que ele havia solicitado”, avançou.
Segundo o chefe de departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, superintendente-chefe Nestor Goubel, ao proceder à apresentação do balanço da “operação triangular”, lançada pelas autoridades nos municípios de Talatona, Kilamba Kiaxi e Camama, da quantidade de caixas roubadas apenas 150 foram recuperadas, sendo que, de acordo com o porta-voz, os esforços continuam no sentido de recuperar a parte em falta.