O Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Luanda, por meio do Departamento Municipal de Cacuaco, deteve um cidadão de 37 anos, suspeito de envolvimento nos crimes de associação criminosa, roubo qualificado de viaturas e homicídio qualifica
De acordo com as declarações prestadas pelo porta-voz do SIC-Luanda, Fernando Carvalho, o detido fazia parte de um grupo composto por quatro indivíduos que se faziam passar por passageiros para realizar assaltos a motoristas.
O esquema consistia em solicitar transporte e, durante a corrida, anunciar o assalto sob ameaça de arma de fogo. As vítimas eram levadas a locais isolados e posteriormente abandonadas, enquanto os veículos roubados eram utilizados em outros crimes, simulando serviço de táxi, antes de serem vendidos por valores entre 2 a 3 milhões de kwanzas.
O último crime atribuído ao grupo ocorreu no dia 23 de junho de 2025, por volta das 21h00, na Avenida Fidel de Castro, no bairro Deolinda Rodrigues/Belo Monte. Um veículo Hyundai Grand i10, de cor azul, foi roubado e utilizado em diversos assaltos pela cidade.
“Em um desses crimes, o agente de 3.ª da Polícia Nacional, identificado como Manuel Cassule Canquele, foi morto com um disparo de arma de fogo ao resistir ao assalto.
O agente havia entrado no veículo por volta das 4h00 da manhã, nas imediações do bar Grafanil, e foi alvejado na zona da Estalagem. O corpo foi posteriormente abandonado junto à Via Expressa, próximo à Centralidade do Sequele.
A viatura foi recuperada nos Mulenvos”, conta. Além desse caso, o detido está ligado a outros dois roubos de viaturas: uma Toyota Land Cruiser azul e uma Toyota Hilux branca, esta última ainda em posse de um dos comparsas que continua foragido. Ambas as viaturas foram roubadas nos municípios dos Mulenvos e Viana.
Durante a detenção, foram apreendidos uma arma de fogo do tipo pistola Jericho e um rádio de comunicações. O suspeito já foi apresentado ao Ministério Público e ao Juiz de Garantia, onde seguem os trâmites legais do processo.
O SIC reafirma o compromisso de intensificar o combate à criminalidade em Luanda e garante que continuará a actuar com firmeza contra os autores de crimes que perturbam a ordem e a segurança públicas.