Com o objectivo de promover a integração social e artística das crianças, será realizada a V edição do festival infanto-juvenil “Nzoji ya Monandengue”, de 21 a 25 de Agosto, no Palácio de Ferro, em Luanda, promovido pela Companhia Artes Sol
Pretende-se neste evento congregar o maior número de crianças, dar voz e vez, oportunidade e a possibilidade das mesmas apresentarem as suas expressões e gosto pela arte, da melhor forma possível.
Trata-se de um festival artístico que vai congregar várias disciplinas, desde a dança, teatro, música, poesia, pintura, acrobacias, entre outros, numa agenda extensiva de sexta-feira a domingo, com o enquadramento de palestras, workshops e formações voltadas para as crianças dos 6 aos 17 anos de idade. Solanje Feijó, coordenadora do festival, disse ao OPAÍS que até ao momento mais de mil crianças já foram inscritas para participar do evento.
Ressaltou que se trata de um festival de inclusão, na medida em que também recebem crianças portadoras de deficiência, como autismo, deficiência visual e auditiva, síndrome de Dawn e albinismo. “Precisam de lugares onde as crianças se sintam importantes, brincar, subir ao palco e realizar outras diversões.
Vamos completar já cinco anos de existência, estamos a caminhar e vamos trabalhar para este ano fazer uma festa bonita, e estamos à procura de apoio”, sublinhou.
Workshops ministrados por crianças Solanje avançou que uma das novidades nesta edição é a participação de crianças e pré-adolescentes como palestrantes/preletores, ligadas ao mundo das letras, que vão abordar sobre o tema” A importância da leitura para as crianças”.
Um outro assunto que vai estar em destaque é o workshop sobre “A expressão corporal para crianças”, a ser orientado por um professor e uma criança, que estará a conduzir o evento para outros petizes. Pretendem-se, com isso, dar a oportunidade para que cada criança possa descobrir o seu talento.