A Unidadede Informação Financeira (UIF) promove hoje, terça-feira, 1 de Julho, o 2.º Diálogo Público-Privado entre os Órgãos de Aplicação da Lei e o Sector Público-Privado. O evento, que tem lugar no auditório da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Luanda, insere-se no esforço nacional de reforço da prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa (BC/FT/FP)
Sob o lema “O Papel dos Órgãos de Aplicação da Lei no Sistema Nacional de Prevenção e Combate ao BC/FT/ FP”, o encontro constitui um passo decisivo no cumprimento do Plano de Acção delineado no âmbito da monitorização reforçada do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), que integra Angola na lista de países sob acompanhamento reforçado.
A iniciativa visa consolidar a cooperação institucional entre o Estado e o sector privado, com o foco na partilha eficaz de informações, detecção de operações suspeitas e adopção de boas práticas internacionais.
Segundo a UIF, o diálogo representa “um marco na consolidação da cooperação operacional entre os sectores público e privado”, reiterando o compromisso do Estado angolano na aplicação integral das recomendações do GAFI para que o país possa sair da lista de jurisdições sob vigilância reforçada.
O evento contará com a presença de várias personalidades dos sectores financeiro e não financeiro, órgãos de aplicação da lei, entidades obrigadas e operadores económicos.
A sessão de abertura será presidida pela Procuradora-Geral Adjunta da República, Inocência Pinto, reconhecendo o papel vital do Ministério Público na repressão aos crimes económicofinanceiros.