A directora geral da Agência de Viagens “Cosmos travel Angola”, Isabel Apolinário, destacou, no Luena, província do Moxico, o crescimento que o país tem registado, com o aumento da procura deste segmento económico.
Em declarações à ANGOP, no quadro do Fórum Nacional de Negócios que decorreu na cidade do Luena, de 27 a 28 do corrente mês, a responsável disse que o número de turistas em Angola tem crescido consideravelmente, fruto da medida do Governo que permitiu a isenção de vistos a 98 países.
Esta especialista, com vasta experiência no sector turístico, referiu que o turismo é uma indústria transversal e abrangente, sendo que Angola é um destino novo para muitos cidadãos do mundo que estão ávidos em conhecer esse país.
Sobre as oportunidades de negócios no Corredor Lobito, o foco do Fórum de Negócios que reúne empresários de diversas províncias, disse que para melhor exploração do turismo neste Corredor é necessário muito investimento em infra-estruturas, principalmente em hotéis e restaurantes.
Considera que as províncias que compõem o corredor têm muito potencial turístico, com recursos naturais, pessoas acolhedoras e com uma gastronomia “fabulosa”, sendo que a exploração do turismo nestas regiões “tem tudo para dar certo” .
Além das infra-estruturas, apelou para a necessidade de se apostar na formação de quadros, permitindo que as pessoas sejam mais orientadas, para obtenção de melhores resultados.
Defendeu, igualmente, a valorização das tradições culturais, a herança étnica, bem como a promoção de festivais tradicionais e divulgação dos museus para a contínua atracção de turistas.
“O turismo é uma joia, é uma indústria que produz muita riqueza”, disse, perspectivando que num período de cinco a 10 anos o panorama deste sector no país poderá apresentar cifras positivas.