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Empresas públicas abraçam transparência como foco para correcção de erros do passado

Jornal OPaís por Jornal OPaís
27 de Junho, 2025
Em Economia
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
0

A burocracia está a ser resolvida com a digitalização dos processos e uma legislação mais ajustada ao contexto actual. Por outro lado, a IGAE está de “olhos” na fiscalização dos casos de corrupção, sobretudo dos que passam na constatação pública e, por isso, as empresas públicas vão corrigindo os erros do passado e optarem por uma gestão

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O presidente do Conselho de Administração do Porto Comercial do Lobito, Celso Rosa, destacou entre as realizações da empresa nos últimos dois anos, o processo de reestruturação e modernização, que culminou com a evolução do porto, antes um porto operador e agora senhorio, pois a actividade fundamental, hoje, consiste na fiscalização da actividade e gestão portuária que é feita pelas concessionárias dos terminais.

Hoje, de acordo com Celso Rosas, em declarações a este jornal, a empresa cumpre com aquilo que são as regras de boa gestão mundial e está a ter resultados positivos visíveis.

O Porto do Lobito movimentou 1 milhão, 504 mil e 64 toneladas de carga diversa em 2024, um aumento de 5,98% em relação ao ano anterior. O desempenho da actividade portuária é analisado com base na atracação de navios e na tonelagem movimentada. O porto registou a passagem de 372 navios, superando em 21 o número registado em 2023.

Há mais investimentos dos próprios operadores, há aposta na formação da força de trabalho, por considerar que a qualificação é fundamental para se ter melhores resultados no processo de produção. Há investimento no domínio tecnológico, pois cada vez se adquirem mais equipamentos.

De acordo com Celso Rosas, foram já concessionados dois terminais, nomeadamente o terminal mineraleiro e o terminal polivalente. A digitalização de todos os processos está em curso, com vista a utilizar cada vez menos papéis e evitar a burocracia.

“Há uma revolução neste sentido”, disse. O Porto, enquanto autoridade, tem 560 trabalhadores, mas, no geral, com os operadores, emprega mais de três mil colaboradores.

Aberto ao mundo Com o início do funcionamento do Corredor do Lobito, Celso Rosa assegura que o Porto tem a missão de assegurar toda actividade comercial, quer na vertente de importação, como de exportação, na região Centro e Sul do país. Segundo disse, é um corredor essencialmente económico e que vai empregar uma série de pessoas.

Com o seu funcionamento entende que abre-se uma série de oportunidades para as pequenas e médias empresas que poderão escoar os seus produtos, utilizando as plataformas logísticas.

Celso Rosa acredita que 2025 vai, em termos de resultados, ultrapassar o ano anterior, que foi positivo, porque a perspectiva é de continuar a crescer de forma gradual e progressiva.

“Há empenho dos trabalhadores neste sentido e acredito que temos tudo para isso acontecer”, afirmou, para mais adiante dizer que a expectativa é de que o Porto receba mais navios e que no fim do ano o resultado seja positivo”.

Há múltiplos projectos estruturantes em curso e em carteira, pretendemos aumentar o leque de clientes, manusear mais cargas e elevar a qualidade de produção.

A questão do incumprimento das contribuições para a segurança social é uma preocupação que a IGAE regista nas empresas públicas. Entretanto, Celso Rosa assegurou que o Porto do Lobito não tem esse problema e que nunca foi questão.

Por: José Zangui

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