Entre 2020 e 2024, a quota de mercado da televisão por satélite ZAP (FINSTAR ) evoluiu de 70,90% para 76,05%, reflectindo um incremento significativo de 5,15 pontos percentuais face à sua principal concorrente, a Multichoice Angola (DSTV ), revela o Relatório Anual Estatístico do Instituto Angolano das Comunicações (INA COM)
Segundo o documento a que este jornal teve acesso, o crescimento consolidado da ZAP pode ser atribuído a um conjunto de factores estratégicos, adoptados pela empresa nos últimos anos.
Entre os quais, destaca-se a oferta de pacotes mais competitivos e atractivos, com melhor relação custo-benefício, adaptando-se aos diferentes perfis de consumo, a melhoria contínua da qualidade do serviço, bem como o atendimento ao cliente, que contribui para uma maior fidelização da base de assinantes.
De acordo com o relatório do INACOM, associa-se aos factores do aumento de subscrições da ZAP, o investimento em conteúdos exclusivos e localmente relevantes, sendo que fortalece o apelo da marca junto ao público angolano.
Principal centro de consumo
Quanto à distribuição das estatísticas por províncias, o INACOM avança que a cidade de Luanda posiciona-se como o principal centro de consumo de televisão por satélite, com destaque para os conteúdos da ZAP.
Estima-se que Luanda concentra cerca de metade do total nacional de subscrições, com uma média mensal de aproximadamente 900 mil famílias a utilizar a televisão via satélite.
O Instituto Angolano das Comunicações entende que o número expressivo, registado em Luanda, pode ser interpretado à luz de diversos factores, que vão desde a alta densidade populacional ao poder de compra.
Juntam-se às causas a urbanização intensa em Luanda, com tendência crescente, e a alta penetração tecnológica, em comparação com outras regiões do país. No segmento de televisão por cabo, O INACOM anuncia que verifica-se, igualmente, uma trajectória marcadamente ascendente da operadora FINSTAR (ZAP), que consolidou sua liderança em relação à concorrente TV CABO Angola ao longo do período analisado.
Entre 2020 e 2024, a quota de mercado da ZAP, nesse sector, aumentou de 42,20% para 78,48%, representando um incremento absoluto de 36,28 pontos percentuais.
O Relatório Anual Estatístico, referente ao ano 2024, diz que o maior salto na quota de mercado ocorreu entre 2023 e 2024, indicando uma possível reestruturação ou lançamento de novos pacotes com conteúdos exclusivos e preços mais competitivos.