No âmbito da visita que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, efectua na cidade de Brasília, Angola e Brasil prevêem assinar nesta sexta-feira, seis instrumentos jurídicos nos mais variados domínios, com destaque para os sectores dos Direitos Humanos, Agricultura, Petróleo e Finanças.
A informação foi prestada à imprensa nesta quinta-feira, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, que adiantou, de igual modo, que as relações bilaterais entre Angola e o Brasil revestem-se de carácter estratégico e são de elevada importância nos domínios político-diplomático, económicos e culturais.
O chefe da diplomacia angolana revelou ainda que o Chefe de Estado angolano terá um encontro com representantes da classe empresarial brasileira, com o propósito de apresentar as potencialidades do país.
A cooperação entre Angola e o Brasil começou a desenhar-se no dia 11 de Junho de 1980, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica.
O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola, proclamada em 11 de Novembro de 1975, pelo primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto.
Matéria em desenvolvimento…
POR: Onésimo Lufuankenda