O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou, na última semana, que o seu país está preparado para dar uma resposta adequada ao terrorismo
Em mensagem dirigida à nação, após semanas de confrontos desencadeados por um atentado a tiro contra turistas no mês passado na zona de Caxemira indiana, pelo qual a Índia culpa o Paquistão, Narendra Modi disse que o seu país lançou, no dia 7 deste mês, a Operação Sindoor, que estabeleceu um novo marco da luta contra o terrorismo e criou um novo parâmetro e uma nova normalidade. “Para mim, foi muito doloroso.
Após este ataque terrorista, toda a nação, todos os cidadãos, comunidades, classes e partidos políticos uniram-se para uma acção forte contra o terrorismo”, asseverou.
Falando sobre a Operação Sindoor, disse tratar-se de um ataque aéreo cirúrgico, uma resposta ao ataque terrorista em Pahalgam, Jammu e Caxemira, que resultou na morte de 25 civis indianos e um cidadão nepalês, em 22 de Abril de 2025.
A ofensiva visou desmantelar infra-estruturas terroristas e enfraquecer capacidades militares paquistanesas, marcando uma escalada signicativa nas tensões entre os dois países.