Um trabalhador, cujo nome não foi identificado, que se encontrava a bordo da plataforma Benguela Belize Lobito Tomboco (BBLT), na altura em que esta registou um incêndio na madrugada de terça-feira, vitimando 17 pessoas, está desaparecido, anunciou, em comunicado, a Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC)
Segundo o comunicado da empresa petrolífera, a CABGOC continua a trabalhar em estreita colaboração com as entidades governamentais e mobilizou recursos para conduzir as operações de busca e salvamento.
“Na sequência do incidente ocorrido na plataforma Benguela Belize Lobito Tomboco (BBLT), a Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC) registou o desaparecimento de uma pessoa”, refere a nota.
Em relação às 17 vítimas do incidente da plataforma petrolífera BBLT, que sofreram queimaduras e que recebem tratamento médico em diversas unidades hospitalares de Cabinda e Luanda, a CABGOC está a colaborar com as empresas contratadas para providenciar apoio às pessoas afectadas e às suas famílias.
A empresa promete, sempre que possível, actualizar as informações referentes ao incidente e às vítimas no quadro da sua política de segurança e bem-estar da força de trabalho, em que constituí a sua maior prioridade.
O incidente ocorreu durante uma actividade de manutenção programada, com a produção da plataforma suspensa desde o início de maio. A causa está ainda sob investigação. A Chevron, empresa-mãe da CABGOC, é uma das principais companhias de energia integradas do mundo, com operações que vão desde a produção de petróleo e gás até ao desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono.
Por: Alberto Coelho, em Cabinda