Fórum Negócios & Conectividade
OPaís
Ouvir Rádio Mais
Qua, 27 Ago 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouvir
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

A problemática da compreensão leitora: Um desafio e uma oportunidade para a transformação educacional

Jornal OPaís por Jornal OPaís
21 de Maio, 2025
Em Opinião
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
0

A leitura é um dos pilares fundamentais da educação. Mais do que uma simples habilidade mecânica de decodificar palavras, ela representa a capacidade de interpretar, refletir, criticar e agir a partir do conhecimento adquirido.

Poderão também interessar-lhe...

Domeste Vicente e a textualidade digital: a poética da resistência no palco das redes

Carta do leitor: O capacete deixou de ser obrigatório!

É de hoje… Até na política é preciso fairplay

No contexto do Complexo Escolar n.º 108 do Kingombo, discutir a compreensão leitora é colocar em pauta uma das maiores demandas da educação atual: formar leitores competentes, críticos e participativos, capazes de interagir com o mundo de forma consciente e transformadora.

A compreensão leitora não vem por si, é preciso um trabalho sistemático para levar os alunos a começar a entender os textos que leem. Quer na aquisição da compreensão leitora, quer na recuperação dos alunos que têm a compreensão leitora não desenvolvida, o professor que é, ou será, deve ter estratégias para trabalhar a compreensão leitora dos alunos.

Sustentando -me na Teoria da Magda Soares ( 2003) – em letramento: um tema em três géneros “ , a autora diferencia alfabetização de letramento e mostra que desenvolver a compreensão leitora exige práticas sociais de leitura significativa e constante.

Nos últimos trimestres , percebi que muitos dos nossos alunos apresentam dificuldades na interpretação de textos simples, o que repercute negativamente em todas as áreas do conhecimento. Ao aplicar exercícios de leitura ou mesmo ao propor actividades interdisciplinares que envolvam análise textual, muitos alunos se perdem nas entrelinhas, não conseguem captar a intenção do autor, fazer inferências ou relacionar a leitura com o seu cotidiano.

Isso revela não apenas uma lacuna no processo de ensino-aprendizagem, mas também um reflexo das condições socioeconômicas, culturais e pedagógicas que os cercam. Grande parte desses alunos vem de famílias com acesso limitado à cultura escrita.

Em casa, o incentivo à leitura muitas vezes inexiste, não por falta de vontade, mas por ausência de recursos e de tempo. Muitos pais ou responsáveis não tiveram oportunidade de concluir os estudos, o que gera um ciclo de baixo letramento.

Acrescente-se a isso a escassez de materiais de leitura em ambientes familiares — poucas casas possuem livros, jornais, revistas ou até mesmo acesso à internet de qualidade. Esse ambiente pouco estimulante compromete o desenvolvimento da leitura como prática social.

Na escola, apesar dos esforços dos professores, os desafios persistem. O número elevado de alunos por turma, a carência de materiais didáticos atualizados, a infraestrutura limitada e o tempo insuficiente para o acompanhamento individualizado são obstáculos reais.

No entanto, mesmo diante dessas dificuldades, é possível e necessário pensar em estratégias eficazes que promovam a compreensão leitora de maneira significativa e prazerosa. Uma dessas estratégias é o uso de metodologias ativas e lúdicas que envolvam os alunos na construção do saber.

Outro ponto fundamental que eu considero importante é a formação contínua dos professores. Saber ensinar a ler e interpretar é uma arte que exige actualização, reflexão e troca de experiências.

Oficinas, grupos de estudo, seminários internos e intercâmbio de práticas pedagógicas devem fazer parte da rotina do complexo ,estimulando os professores a inovarem em suas aulas e a compreenderem melhor as dificuldades específicas de seus alunos.

Não podemos esquecer também da importância da avaliação diagnóstica. Antes de desenvolver qualquer proposta de intervenção, é preciso conhecer o nível real de compreensão leitora dos alunos. Avaliações simples, como leitura em voz alta, resumo oral ou escrito, produção de texto ou interpretação de imagens, já fornecem dados valiosos sobre os pontos fortes e fracos de cada aluno.

Com base nisso, é possível planejar ações mais eficazes e personalizadas. Além do trabalho pedagógico, o Complexo escolar precisa construir uma parceria com a comunidade local ( Kingombo) para promover rodas de leitura com os pais, palestras sobre a importância da leitura no ambiente familiar, campanhas de arrecadação de livros e projetos intergeracionais (como avós contando histórias) são formas de aproximar a leitura da vida real dos alunos. A compreensão leitora, afinal, é uma competência que transcende os muros da escola e deve ser cultivada em todos os espaços sociais.

Leia mais em

Jornal OPaís

Jornal OPaís

Recomendado Para Si

Domeste Vicente e a textualidade digital: a poética da resistência no palco das redes

por Jornal OPaís
27 de Agosto, 2025

Domeste Vicente, pseudónimo de Domingos Vicente, figura como um dos mais instigantes autores da nova geração literária benguelense, precisamente por...

Ler maisDetails

Carta do leitor: O capacete deixou de ser obrigatório!

por Jornal OPaís
27 de Agosto, 2025

À coordenação do jornal OPAÍS, votos de óptima quarta-feira! Nos últimos dias, quem circula por Luanda e arredores, a pé...

Ler maisDetails

É de hoje… Até na política é preciso fairplay

por Dani Costa
27 de Agosto, 2025

Três dias depois de Angola ter conquistado o Afrobasket, nos bastidores e corredores ainda se debate sobre o que aconteceu...

Ler maisDetails

Editorial: A função do salário

por Jornal OPaís
27 de Agosto, 2025

O salário, entendido como uma obrigação que o empregador paga ao trabalhador pelo serviço prestado, num valor fixo semanal, quinzenal...

Ler maisDetails
Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade

Gelson Dala, Bastos Quissanga e Mabululu falham dupla “operação” dos Palancas Negras rumo ao Mundial

27 de Agosto, 2025

Federação de Atletismo forma treinadores na Huíla

27 de Agosto, 2025

Emerson Pedro: “O ténis angolano está em bom caminho”

27 de Agosto, 2025

Domeste Vicente e a textualidade digital: a poética da resistência no palco das redes

27 de Agosto, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouvir Rádio Mais

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.