A 3ª Reunião Ministerial Conjunta entre a União Europeia e a União Africana decorre desde as primeiras horas de hoje, em Bruxelas, Reino da Bélgica, com foco no balanço dos progressos realizados desde a 6ª cimeira UE-UA.
O evento, que reúne diplomatas de mais de 80 países, está a debater temas como paz, segurança e governação, multilateralismo, prosperidade, migração e mobilidade.
Por outro lado, há também uma troca de pontos de vista sobre como os dois blocos podem continuar a reforçar a cooperação neste ano histórico, que assinala o 25.º aniversário da sua parceria estratégica.
O certame é co-presidido pela vice-presidente da Comissão Europeia e alta representante para os Negócios Estrangeiros, Kaja Kallas, e pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, na qualidade de presidente do Conselho Executivo da União Africana.
A União Europeia (UE) e a União Africana (UA) compartilham uma parceria de longa data destinada a promover a paz, a segurança e a boa governação em África.
A referida parceria é reforçada pelo Memorando de Entendimento em matéria de Paz, Segurança e Governação, assinado em 2018, que estabelece um quadro jurídico para a cooperação na abordagem dos desafios de segurança e governação em África.
POR: Onésimo Lufuankenda