Um incêndio, ocorrido no convés da cave da plataforma Benguela-Belize-Lobito-Tomboco (BBLT) da Cabinda Golf Oil Company, CABGOC, localizada em águas profundas do Bloco 14, em offshore da concessão marítima de Cabinda, provocou o ferimento a 17 trabalhadores, quatro dos quais em estado grave, a receberem cuidados médicos em terra. As vítimas em estado grave foram transferidas para a capital do país, Luanda, para melhores cuidados médicos
Segundo uma nota da companhia a que o jornal OPAÍS teve acesso, a CABGOC respondeu imediatamente ao incidente e conseguiu extinguir o incêndio com sucesso, activando todos os protocolos de resposta às emergências e as autoridades competentes foram notificadas.
A nota refere ainda que foi realizada a verificação e reconhecimento de todo o pessoal a bordo da plataforma. As causas do incidente, que ocorreu por volta das 3 horas e 10 minutos de ontem, terça-feira, estão a ser investigadas, na medida em que a plataforma do BBLT estava numa actividade de manutenção programada, com a produção encerrada desde o dia 1 de Maio de 2025.
Apesar do incidente, a CABGOC assume que a segurança e o bem-estar da sua força de trabalho continuam a ser a sua maior prioridade. “As prioridades da CABGOC são garantir a segurança de todo o pessoal e determinar a causa base do incidente. Forneceremos mais actualizações à medida que mais informações forem disponibilizadas”, lê-se no documento.
POR: Alberto Coelho, em Cabinda
Leia mais em