O ministro das Relações Exteriores, Téte António, está desde o princípio da noite desta terça-feira, 20, em Bruxelas, Bélgica, onde vai participar da 3ª Reunião Ministerial Conjunta entre a União Africana(UA) e a União Europeia (UE)
A reunião, que deverá ter lugar amanhã, vai reunir mais de 80 países, incluindo as lideranças da UA e da UE, e marcará o 25.º aniversário da parceria estratégica entre os dois blocos.
O certame tem como “pano de fundo” reforçar a cooperação em áreas como a paz e segurança, desenvolvimento sustentável, comércio, investimentos e direitos humanos.
Além disso, servirá como preparação para a 7.ª Cimeira UA-UE, prevista para ocorrer ainda este ano em África.
O chefe da diplomacia angolana, que participa do encontro na qualidade de presidente do Conselho Executivo da União Africana, deverá intervir nas primeiras horas de amanhã.
Além disso, estão previstos vários encontros bilaterais à margem do evento com altas entidades ministeriais dos governos da União Europeia e da União Africana, com destaque para reuniões com os homólogos da Bélgica, Egipto, Líbia, Etiópia, Croácia, Grécia, Alemanha, e Dinamarca.
POR: Onésimo Lufuankenda