Cinco pessoas morreram e 24 ficaram feridas nas estradas de Luanda em consequência de 18 acidentes de viação registados nas últimas 72 horas, anunciou hoje, o porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, superintendente-chefe Nestor Goubel.
Segundo o responsável, que falava ao OPAÍS nesta segunda-feira, as causas do acidente prendem-se essencialmente com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, resultando em danos avaliados em mais de 27 milhões de kwanzas.
Além disso, no período em referência houve a apreensão de oito armas de fogo de diferentes calibres, a recuperação de 532 botijas de gás butano de 12kg, 54 processadores de criptomoedas, utensílios de uso doméstico e bens eletrônicos de marcas e modelos diversos, bem como deteve 144 cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes.
No âmbito da repressão e prevenção dos crimes violentos, foram esclarecidos 99 crimes, destes, 59 em flagrante delito e 40 em execução de mandatos, que resultaram na detenção de cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 16 e 51 anos.
Quanto a regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas três viaturas e 135 motorizadas por infracções ao Código de Estrada.
No capítulo da manutenção da ordem e tranquilidade públicas, foram interpelados 2.284 transeuntes, 397 automobilistas e 506 motociclistas.