As infra-estruturas, por serem um conjunto de aspectos e estruturas de ordem teórica e prática, contribuem para o desenvolvimento social e económico de vários países.
Habitações, instituições públicas e privadas, saneamento básico, energia eléctrica, telecomunicações, estradas e outras, são aspectos que compõem este sector em vários períodos da história. Como é evidente, impactam directamente nas actividades produtivas e na vida dos cidadãos.
Os desafios que as infraestruturas enfrentam obrigam os governos a criarem sinergias locais e internacionais para darem respostas acabadas a curto, médio e longo prazo. Neste sentido, para a identificação de projectos estruturantes, a província de Luanda vai acolher em Outubro próximo a III Cimeira sobre Financiamentos de Infra-estruturas em África, em conjunto com a AUDA- NEPAD.
O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na qualidade de Presidente da União Africana (UA), anunciou a realização do evento e disse que “gostaríamos de ter o suporte das vossas prestigiadas instituições na identificação de projetos estruturantes com potencial para acelerar o desenvolvimento sustentável e integrado do continente e a estruturação dos respectivos financiamentos”