O Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, efectuou ontem, 12 de Maio, uma visita à Ilha da Cassanga, onde destacou o facto de o Estado angolano ter feito a devolução deste território e das estruturas à Igreja Católica. Dentre as estruturas que sofrerão reestruturação está o cemitério (já desactivado) da região
A visita foi efectuada conjuntamente com o Estado-Maior da Marinha de Guerra Angolana, uma vez que este território, durante vários anos, serviu como unidade de formação pastoral da Igreja e depois, nos primeiros anos da Independência, serviu como unidade de formação da Marinha de Guerra de Angola.
O Estado angolano fez a devolução desse território e das estruturas à Igreja e, ao longo dos anos, a Marinha de Guerra garantiu a defesa a protecção da zona. É nesta linha de interação, de intercooperação, que o Arcebispo de Luanda fez esta visita, a qual se associou à administração municipal do Mussulo.
Dentre os vários pontos visitados, o destaque vai para a Igreja São João Baptista da Cassanga, que a igreja pensa em restaurar as su- as estruturas que, na altura, eram estruturas sociais que funcionavam na ilha. “E o resto vai sendo desenvolvido gradualmente, ao longo do tempo”, disse aquela entidade da Igreja Católica, tendo reconhecido que a zona pode ser também um grande ponto de tu- rismo religioso, pela sua referência.
Leia mais em