Os trabalhadores angolanos do grupo TD Hotels, que inclui os hotéis Alvalade, Baía, Trópico e HCTA, em Luanda, anunciaram o início de uma greve a partir de 14 de Maio, em resposta a alegados maus-tratos por parte da entidade patronal. Segundo os funcionários, a actual gestão tem promovido um ambiente de “terror e perseguições constantes”
Filipe Zua, vice-presidente do Sindicato Na-cional dos Trabalhadores do Comércio, Hotelaria e Turismo deAngola, disse que no dia 5 de Março o sindicato recebeu uma carta-denúncia enviada pelos trabalhadores, na qual relatam situações que comprometem o ambiente laboral e o bem-estar dos empregados.
Entre as queixas estão casos de discriminação, sobrecarga de trabalho, cortes orçamentais, instauração de processos disciplinares arbitrários e despedimentos sem justa causa, o que tem gerado um clima de medo e insegurança nas unidades hoteleiras.
Após a recepção da denúncia, o sindicato convocou uma assembleia com os trabalhadores dos quatro hotéis para ouvir os seus relatos.
Leia mais em