O Governo angolano está engajado no processo de transição energética do país, com a substituição de fontes fosseis e inimigas do ambientes, para as mais limpas com destaque para as centrais fotovoltaicas
João Katombela, na Huíla
A empresa Total Energies vai investir 40 milhões de dólares norte-americanos na construção da Central Fotovoltaica do município do Lubango, capital da província da Huíla.
O investimento, de acordo com uma nota distribuída pelo Gabinete de Comunicação e Marketing desta empresa, vai servir para a instalação dos painéis solares e todo o sistema de produção de energia solar que vai ser instalado na localidade da Quilemba, arredores da cidade do Lubango.
A Central Fotovoltaica da Quilemba vai contar com cerca de 65 mil painéis solares, com a capacidade de gerar um total de 80 megawatts de energia, sendo, 35 na primeira fase e 45 na segunda.
As obra vão ter uma duração estimada de 14 meses, sendo que a primeira produção efetiva de energia arranca em Abril do próximo ano.
Para o efeito, o Governo Provincial da Huíla disponibilizou 80 hectares para a instalação daquela que será a maior Central Fotovoltaica do Sul de Angola, que vai gerar 200 de empregos nas fases de construção e operação do projecto, que serão ocupados maioritariamente por jovens locais.