O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) anunciou, hoje, o lançamento da edição 2025 do Prémio Nacional de Jornalismo
A iniciativa visa reconhecer e premiar a excelência no jornalismo angolano nas categorias de imprensa, rádio, televisão e fotojornalismo.
O concurso está aberto a todos os jornalistas de nacionalidade angolana, independentemente do seu local de trabalho, desde que os seus trabalhos tenham sido divulgados em órgãos de comunicação social angolanos entre 10 de Agosto de 2024 e 10 de Agosto de 2025.
O Júri está compostos por Anastácio de Brito como presidente, Fernando Tati (Imprensa), Arlindo Macedo (Rádio), Mariana Ribeiro (Televisão), Quintiliano dos Santos (Fotojornalismo) e João Demba (Monitor).
A divulgação dos vencedores está agendada para 30 de Outubro, e a cerimónia de entrega dos certificados e troféus realizar-se-á no dia 30 de Novembro, em homenagem ao mês da Independência Nacional.
Os vencedores de cada categoria receberão um certificado, um troféu de bronze e um prémio monetário de 2.500.000 Kwanzas.
Serão também premiados o segundo e o terceiro classificados com valores de 1.500.000 e 500.000 Kwanzas, respectivamente, além dos certificados assinados pelo titular da pasta, Mário Oliveira.
Neste contexto, Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social convida todos os jornalistas angolanos a participarem da iniciativa que visa incentivar a qualidade, o mérito e o reconhecimento profissional, bem como promover o papel crucial do jornalismo no desenvolvimento da sociedade e na consolidação da democracia em Angola.
De referir que o Prémio Nacional de Jornalismo foi instituído em 2007 e celebra a liberdade de imprensa, de expressão e de informação.