O encontro entre o Presidente da República, João Lourenço, e a homóloga da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, sexta-feira, no Palácio da Cidade Alta, permitiu identificar as “áreas-chave” que devem merecer a atenção de ambos os países, no âmbito do reforço da relação de cooperação.
A informação foi avançada, aos jornalistas, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, no fim da reunião entre os dois Chefes de Estado.
O chefe da diplomacia angolana ressaltou que os domínios de cooperação devem ser materializados de forma a conferir um conteúdo que se adapte aos imperativos do momento, que correspondem às áreas da Energia, Agricultura e Infra-estruturas, assim como a relação entre os povos.
A área dos Petróleos, referiu o ministro das Relações Exteriores, também merece uma atenção especial dos dois países, mas sobretudo tem merecido maior interesse à Namíbia, em virtude de o país se estar a preparar para entrar no clube das nações produtoras de petróleo.
“A experiência de Angola interessa muito à Namíbia e se justifica, portanto, a visita da Presidente Netumbo à Sonils, para ver ‘in-loco’ as capacidades que a República de Angola desenvolveu nesta matéria. Os sectores já estão em conversações nesta matéria e a Namíbia já começou a formar os seus quadros na República de Angola”, assegurou.
Fonte; JA