O sorteio do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket2025), que Angola vai albergar em Agosto, realiza-se amanhã no Centro de Convenções Talatona (CCTA), a partir das 18:00, na capital do país
O evento, que contará com selecções de 16 países, disputa-se de 12 a 24 de Agosto, sendo a quarta vez que Angola acolhe a competição, depois das edições de 1989, 1999 e 2007, quando era realizado de dois em dois anos.
Estão qualificadas para o certame as formações de Angola (país organizador), Tunísia (campeã em título), República da Guiné, Cabo Verde, Líbia, Nigéria, Uganda, Senegal, Camarões, Rwanda, Madagáscar, Côte d´Ivoire, Egipto, Sudão do Sul, República Democrática do Congo (RDC) e Mali.
A cerimónia contará com a presença de figuras proeminentes do desporto com destaque para o Ministro da Juventude e Desportos,Rui Falcão, o Presidente da FIBA África, Anibal Manave, o seu Director Executivo, Alphonse Bile, e o Presidente da Federação Angolanade Basquetebol, Moniz Silva. De realçar que o certame está enquadrado nas comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro do corrente ano.
No último campeonato disputado no país, em 2007, a competição dividiu-se entre as cidades de Luanda, Cabinda, Benguela, Huambo e Huila. O primeiro título coincidiu com a realização inaugural da competição – Luanda, 1989 – sob a batuta do treinador Victorino Cunha.
Apesar do maior número de títulos, o cinco nacional já não vence o evento continental desde 2013 (Côte d´Ivoire). Nas terras de Didier Drogba, o conjunto angolano foi orientado por Paulo Macedo, sagrou-se campeão, ao derrotar na final o Egipto, por 57-40.
Recorde-se que Angola é o país com mais títulos conquistados, totalizando onze. Por seu lado, Egipto e Senegal seguem na segunda posição, com cinco. Tunísia figura no terceiro lugar com três, ao passo que Côte d´Ivoire e República Centro Africana partilham a quinta posição, com dois títulos cada.
Por: Kiameso Pedro