Um total de 330 jovens, da província de Malanje, beneficiaram de empregos directos no âmbito da operacionalização do Programa Jovens e Oportunidade de Bons Empregos (JOBE), lançado, hoje, naquela parcela do território nacional.
Além destes empregos, outros 500 jovens beneficiaram de formação profissional nas mais diversas áreas úteis à vida social e económica da província.
Ao discursar no acto de lançamento do referido programa, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, disse que o Executivo angolano tem vindo a colocar o empreendedorismo no centro da sua estratégia para a diversificação económica e o desenvolvimento sustentável do país.
Segundo a governante, reconhecendo o potencial transformador da juventude, estão a ser promovidas medidas articuladas entre os diferentes sectores, com o propósito claro de canalizar a energia, a criatividade e o espírito de iniciativa dos jovens para a criação de soluções empreendedoras que gerem valor, impactem as comunidades e construam novas oportunidades de obtenção de renda para as famílias.
Nesta conformidade, explicou Teresa Rodrigues Dias, o Governo promoveu a criação de instrumentos que permitem a operacionalização das acções voltadas ao combate do desemprego, como é o caso da Agenda Nacional para o Emprego que visa, essencialmente, a coordenação da governança das acções concorrentes para a promoção do emprego, a elevação da participação dos cidadãos na geração do próprio emprego, através do fomento ao empreendedorismo, a monitorização eficiente do mercado de Trabalho, por meio do Observatório Nacional para o Emprego e ainda o financiamento permanente das iniciativas geradoras de emprego, apoiando o processo de desenvolvimento de competências essenciais para melhor absorção do mercado de trabalho.
“Para a materialização dos objectivos da Agenda Nacional para o Emprego, foi criado o Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA), cujo propósito é essencialmente mobilizar recursos financeiros para a expansão dos projectos e programas de emprego”, apontou.
Governador pede empenho
Já o governador da província de Malanje, Marcos Alexandre Nhunga, solicitou aos jovens beneficiários a trabalharem de forma responsável para que mais cidadãos no futuro venham, igualmente, a beneficiária das acções do programa JOBE.
Para tal, o governante solicitou empenho, dedicação, abnegação e entrega para que o programa na província alcance os objectivos preconizados pelo Executivo e os seus parceiros.
Importa realçar, que o JOBE já foi lançado em sete províncias do país, nomeadamente, Bié, Benguela, Cubango, Huambo, Luanda, Namibe, Malanje e Huíla.
Em actualização…