Vinte mil cães, gatos e macacos é a previsão de animais de estimação a serem imunizados nos 14 municípios da província do Cunene, durante a campanha nacional de vacinação contra raiva, que decorre de 2 a 12 de Maio Para tal, estão disponíveis 60 mil doses de vacinas e 87 técnicos, com previsão de vacinar 95 por cento da população canídia e felinos das zonas urbanas e rurais, conforme fez saber esta segundafeira à ANGOP, o responsável da Secção Técnica do Serviço Veterinário no Cunene, Félix Augusto.
Informou terem sido criados postos xos a nível de diferentes bairros, assim como equipas que estão a passar porta a porta, para atingir a cifra, pelo que apelou aos criadores no sentido de colaborarem na adesão da campanha.
Disse que o objectivo é a diminuição de casos de raiva contra humanos e proteger os animais da doença, face ao crescente número de cães vadios e o aumento de casos de mordedura de animais pelo país.
Sendo o primeiro dia, avançou registar-se alguma timidez dos criadores, uma vez que alguns já haviam sido vacinados na última campanha, realizada no mês Novembro de 2024, outra por fraca mobilização e sensibilização por parte das autoridades locais.
Dados da I fase da campanha nacional contra raiva no Cunene, realizada entre 7 a 15 de Novembro de 2024, indicam a vacinação de cinco mil e 479 cães, 399 gatos e 15 macacos.
Por áreas administrativas, o município de Ombadja vacinou dois mil e 481 animais, Cuanhama mil e 29, Cuvelai 710, Cahama 652, Namacunde 649 e o Curoca 397.
A acção enquadrou-se no projecto regional de melhora do sistema de doenças em Angola (REDIZ-4), assim como do Plano Nacional de Contingência à Emergência contra Raiva.