O Presidente Donald Trump afastou a ideia de que poderá estar a pensar em concorrer pela terceira vez às Eleições Presidenciais dos Estados Unidos da América, ao contrário do que o próprio tinha sugerido anteriormente. Numa entrevista divulgada ontem pela NBC, o Republicano parece estar a preparar terreno para JDVance ou Marco Rubio
“Serei um presidente de oito anos, um presidente de dois mandatos. Sempre pensei que isso era importante”. Apesar de admitir alguma relutância em nomear um sucessor, disse que Vance, seu vice-presidente, “era fantástico e brilhante” e que Rubio, Secretário de Estado, era “óptimo”.
Recentemente, a sua empresa familiar começou a vender bonés e t-shirts para um terceiro mandato, com inscrições a dizer “Trump 2028” e “Reescreve as regras”, o que contribuiu para aumentar a especulação, agora contrariada.
“Quero ter quatro anos excelentes e entregálos a alguém, de preferência um grande Republicano”, disse agora na entrevista.
Na última terça-feira, dia em que comemorou 100 dias desde o início deste segundo mandato, Trump sugeriu que “muitas pessoas” querem que ele se recandidate. “[Um terceiro mandato] é algo que, de acordo com o meu conhecimento, não podes fazer.
Não sei se é constitucional”, atirou. A Constituição define claramente que “nenhuma pessoa pode ser eleita Presidente mais que duas vezes”.
Para mudar a Constituição seria necessária aprovação de dois terços do Senado e da Casa dos Representantes, além de três quartos dos governos estaduais.