Nas últimas 72 horas, no período compreendido entre os dias 25 e 27 do corrente mês, o Comando Provincial da Polícia Nacional em Luanda registou um total de 5 mortes e 15 feridos, resultantes de 16 acidentes de viação, além de danos avaliados em mais de 15 milhões de Kwanzas e várias detenções.
Em declarações ao OPAÍS, o porta-voz da corporação em Luanda, superintendente-chefe Nestor Goubel, informou que, no período em referência, foi possível apreender sete armas de fogo de diferentes calibres, recuperar utensílios de uso doméstico e bens eletrônicos de marcas e modelos diversos, bem como deteve 176 cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes.
Por outro lado, Nestor Goubel mencionou que foram desmanteladas quatro redes criminosas, resultando na detenção de 15 integrantes com idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos.
Quanto à regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas 10 viaturas e 229 motorizadas por infrações ao Código da Estrada, além da aplicação de mais de 600 multas aos condutores.
Durante este período, foram operacionalizadas 79 barreiras de contenção de velocidade e do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos para esse fim, tendo resultado na detenção de 27 cidadãos automobilistas, destes, 19 por condução em estado de embriaguez.
No âmbito do policiamento de proximidade, foram realizadas 335 ações com destaque para filosofias de policiamento porta a porta, comércio seguro, comunidades seguras, escolas seguras e praias seguras, promovendo uma maior troca de informações e proximidade entre a polícia e os cidadãos.