O Comando de Proteção Civil e Bombeiros de Luanda registou 34 ocorrências nas últimas 72 horas, conforme anunciado hoje pelo porta-voz da instituição, intendente bombeiro Daniel Correia.
Em declarações ao OPAÍS, Daniel Correia explicou que a corporação registou 11 incêndios nos municípios da Maianga, Ingombota, Cazenga, Sambizanga, Kilamba Kiaxi, Cacuaco e Calumbo. As causas presumíveis foram curto-circuito, fogo posto e fuga de gás.
Os sectores afetados incluíram três residências, quatro veículos, duas empresas e a rede elétrica.
No mesmo período, a corporação atendeu um caso de avistamento de cadáver vítima de suicídio em uma residência, um feto encontrado em um contentor, um afogamento, um caso de iminência de afogamento, um acidente de viação e um caso de encravamento em elevador.
Além disso, ocorreram três casos de derrame de combustível, dois bloqueios de portas e dez evacuações nos municípios de Cazenga, Sambizanga, Camama, Cabiri, Maianga, Calumbo, Talatona, Viana e Kilamba Kiaxi.
Programa Praias Seguras
No âmbito do programa “Praias Seguras”, o Comando Provincial de Luanda realizou asseguramentos nas zonas marítimas e fluviais por meio dos seus Comandos Municipais. Foram realizadas campanhas de sensibilização e proteção aos usuários das áreas balneárias (praias e rios autorizados).
Como resultado dessa campanha, a corporação resgatou dois cidadãos sul-africanos em iminência de afogamento.
Em termos de danos humanos, o responsável lamentou o registo de cinco mortes, destacando uma menor de 10 anos que faleceu em uma vala de drenagem no Zango 3.
Por outro lado, foram relatados três feridos: dois por acidente de viação e um por agressão física.