Vinte e dois projectos sociais, maioritariamente, escolas e postos de saúde, dos 24 iniciados no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) no Huambo, estão concluídos e entregues às comunidades, soube a ANGOP.
A informação foi prestada, segunda-feira, à imprensa, pelo director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística do município do Huambo, Sabino Calei, no final do I Conselho de Auscultação da Comunidade, orientado pelo administrador municipal, Francisco Jamba Kata.
Destes 22 projectos, o responsável destacou a conclusão de um posto de saúde, duas escolas de sete salas de aula, terraplenagem de 15 quilómetros de vias, duas centrais térmicas e meios para o saneamento básico, entregues nos sectores da Chipipa, Vilinga, Nzangi, assim como à sede do município do Huambo.
Informou que o PIIM no município do Huambo tem um orçamento total de um mil milhões, 380 milhões, 779 mil, 710, 70 kwanzas, sendo que perto de 90 por cento já foi desembolsado.
Quanto aos dois projectos por se concluir, Sabino Calei explicou tratar-se da construção e apetrecho de um posto de saúde na comuna da Calima e uma escola de sete salas de aula no sector da Chipipa, sendo que uma está em curso e a outra paralisada.
Sinalizou que as obras do posto de saúde da Calima estão acima dos 90 por cento de execução física e a sua entrega está prevista para Maio próximo.
Combate à pobreza Sobre os projectos traçados em 2024 no programa de combate à pobreza, Sabino Calei informou que, dos 40 inscritos, 25 foram concluídos e outras 15 ainda estão em execução, com destaque para o eixo da agricultura, que visa a aquisição de mais fertilizantes, vacinas para os animais, plantas frutíferas e outros insumos agrícolas.