A presidente do Colégio de Especialidade da Ordem dos Médicos de Angola e especialista em otorrinolaringologia, Rosária Monimambo, disse, esta manhã, que o consumo por excesso do álcool seca a mucosa e o cigarro provoca inflamação nas cordas vocais.
Em entrevista a RNA, em véspera da celebração do Dia Mundial da Voz, que se comemora a 16 de abril, a especialista aconselha a sociedade a ter mais cuidados com a voz e apela ao Executivo que opte na formação de mais médicos otorrinolaringologista no país.
“Para proteger as doenças da voz tem de ser com uma alimentação balanceada, com proteínas, pouca gordura, beber cerca de 3 litros de água e visitar o médico otorrinolaringologista, muito mais se tiver rouco ou com disfonia”, exortou.
“Nós já formamos 27, e ainda temos mais 36 em formação de otorrinolaringologia. Infelizmente, estamos muito concentrados cá, precisamos mesmo de mais investimentos. Aqui em Luanda só temos otorrinolaringologistas nos grandes hospitais, como é o caso do Maria Pia, Josina Machel, Hospital Militar e Hospital Geral. A saúde tem que ser mais preventiva e não curativa, porque nós temos muitos doentes”, afirmou.
O Dia Mundial da Voz é uma data dedicada a conscientizar a população sobre a importância da saúde vocal. Celebrada mundialmente, a data destaca a necessidade de prevenir problemas vocais e promover o diagnóstico precoce de doenças relacionadas à voz.









