O Serviço de Investigação Criminal em Benguela, no âmbito da Operação Tranquilidade III, desencadeou várias acções de enfrentamento, sequências investigativas e mediante cumprimento de mandado de detenção, que permitiram a detenção de 22 cidadãos, com idades compreendidas entre 18 à 54 anos, implicados em várias práticas criminais.
Durante a operação, destaca-se a detenção de três cidadãos, com idades entre 38 a 47 anos, indiciados na prática do crime de Furto de uma Viatura de marca Toyota Hilux, propriedade de uma empresa privada, quando um dos implicados, na qualidade ex-motorista da referida empresa, na companhia dos seus comparsas, dirigiram-se à mesma e subtraíram a viatura, utilizando chaves de reservas em sua posse.
No mesmo período e fruto de um trabalho aturado de investigação criminal, o SIC procedeu igualmente, à detenção de três cidadãos de 21 a 28 anos, suspeitos de terem furtado uma motorizada no município de Catumbela.
O SIC, mediante trabalhos de investigação, deteve ainda, 12 cidadãos nacionais de 18 a 34 anos de idade que praticavam assaltos nas zonas urbanas e suburbanas, concretamente nos bairros Miramar, Calomanga, Caponte City, Seta Antiga e Navegantes 2.
Refere-se ainda que no decurso da operação, o SIC apreendeu no município do Cubal, uma viatura de marca Toyota Hilux, quando pretendiam comercializar para rumar a capital do país, (03) três motorizadas de diversas marcas, (02) dois TV plasmas de 40 polegadas, (06) seis botijas de gás butano de 12 kgs, e vários outros meios anteriormente subtraídos na via pública e no interior de residências