Os antigos desportistas manifestaram-se esta sexta-feira, em Luanda, regozijados pelo reconhecimento do seu contributo à pátria, durante a cerimónia de condecoração inserida no 50º aniversário da independência nacional, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
Em declarações à imprensa, no final do acto, os ex-internacionais Jean Jacques da Conceição (basquetebol), José Sayovo (atletismo paralímpico), Palmira Barbosa (andebol) e o antigo seleccionador nacional de basquetebol Victorino Cunha convergiram as opiniões quanto ao mérito e à importância da distinção para a classe, de forma geral, e para as suas trajectórias, em particular.
Segundo Palmira Barbosa, que capitaneou o conjunto nacional sénior feminino de andebol por muitos anos, trata-se, além de tudo, de um estímulo para uma modalidade que tem dado muitas alegrias à nação e que, felizmente, tem continuação de gerações.
Disse haver um trabalho de base, sobretudo na classe feminina, e evocou o facto de muitas atletas estarem a evoluir no exterior, o que contribui para maior sustentabilidade da modalidade.