Assinado nas instalações da Embaixada de Angola na capital etíope, à margem da 38.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), o Acordo Geral de Cooperação regula os laços de cooperação nos domínios político, económico, científico e social.
O documento, rubricado pelos ministros das Relações Exteriores, Téte António, e das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, responsável pelo Mundo Árabe, Diáspora, Francofonia e Integração Africana da União dos Comores, Mbae Mohamed, com o instrumento ontem assinado, Angola e Comores comprometem-se a desenvolver e fortalecer as suas relações com base na igualdade jurídica, no respeito mútuo, na soberania nacional e na integridade territorial, sem interferência nos assuntos internos de cada Estado e na salvaguarda dos interesses mútuos.
Enquanto isso, terminou nesta quinta-feira a 46.ª sessão ordinária do Conselho Executivo (reunião ministerial) da União Africana, iniciada quarta-feira, preparatória da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA, a decorrer de 15 a 16 deste mês, e durante a qual o Presidente da República, João Lourenço, assumirá a liderança da organização continental.
O Chefe de Estado angolano, que vai presidir a UA a partir do próximo sábado até Fevereiro de 2026, chegou na tarde desta quinta-feira em Addis Abeba. Hoje, sexta-feira, João Lourenço participa numa reunião do Conselho de Paz e Segurança da UA que vai debater a situação no Sudão e na República Democrática do Congo.