Angola agora tem novos embaixadores no Marrocos, Ruanda, Zimbabué e Espanha, aos quais o Presidente da República, João Lourenço, pediu que, entre outras responsabilidades, se concentrassem na atracção de investimentos privados para o país.
O Chefe de Estado deseja uma diplomacia robusta e activa para alcançar esse objectivo, lembrando que o processo de troca de embaixadores tem como fundamento a renovação do sector, sendo certo que o cenário deverá continuar à medida em que se for recebendo os agreements concedidos pelos países acreditadores.
“A vossa missão – nunca é demais repetir – é a de procurar levar, ao nível mais alto possível, as relações entre o nosso país, Angola, e os países onde estarão acreditados; procurar atrair investimento estrangeiro desses países para Angola”, avançou João Lourenço, tendo acrescentado que é de igual modo missão dos embaixadores, a promoção do turismo, atraçção do turismo e os turistas para Angola, e fortalecer os laços de amizade e de cooperação económica, de uma forma mais ampla, entre os nossos países.
Em resposta, a embaixadora de Angola colocada no Reino de Espanha, Balbina Malheiros da Silva, diz que vai trabalhar no sentido de elevar o nível de cooperação com o Reino de Espanha em todos os domínios.
“O primeiro desafio é trabalhar com as autoridades espanholas no sentido de elevarmos a nossa cooperação em todos os domínios, quer no domínio político, no domínio económico e até social”, apontou.
A diplomata deu conta de que vai igualmente olhar para a componente económica, assim como leva como preocupação a de tentar trabalhar no sentido de conseguir trazer turistas para Angola. Em termos de diplomacia económica, a Espanha é a quinta economia da Europa e a décima quarta da Mundial e tem desenvolvido em vários sectores, entre os quais o da agricultura.
“Nós também vamos olhar para esse respeito da agricultura, uma vez que o nosso país é essencialmente agrícola”, declarou a nova representante do Estado angolano em Espanha. De recordar que, no quadro da rotatividade dos embaixadores, a embaixadora Balbina Malheiros da Silva, antes de seguir para Espanha, exerceu as mesmas funções na República Federal da Alemanha; já o embaixador Alfredo Dombe que segue para o Ruanda esteve à frente da Missão Diplomática do nosso país no Reino de Espanha.
Por sua vez, em Harare (Zimbabwe), trabalhará Baltazar Diogo Cristóvão, que antes deste ciclo de rotação decidido pelo Presidente da República ocupava o posto no Reino de Marrocos, local em que segue José Filipe que esteve anteriormente como diploma- ta em Budapeste (Hungria).