OPaís
Ouvir Rádio Mais
Sex, 15 Ago 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouvir
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Início das operações no novo aeroporto enriquece carteira de investimentos do Icolo e Bengo

Mas, apesar disso, a governação local abre mão para que mais empresários possam se juntar às empresas já existentes. Com o início das operações do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, espera-se que o município de Icolo e Bengo, catapultada para província com a recente Divisão Política e Administrativa, cresça, desenvolva e venha a trazer mais receitas para o benefício das populações

Jornal OPaís por Jornal OPaís
28 de Outubro, 2024
Em Economia, Manchete
Tempo de Leitura: 5 mins de leitura
0
Início das operações no novo aeroporto enriquece carteira de investimentos do Icolo e Bengo

Desde que foi elevada de município à província, o Icolo e Bengo acelerou o seu movimento, e a sua carteira de investimento tem registado crescimento diversificado, impulsionado pelo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto que, brevemente, vai abrir as portas para transportação de passageiros.

Poderão também interessar-lhe...

PR aconselha que se escute primeiro o ministro da Comunicação Social sobre o suposto aumento de salários dos jornalistas

PR aconselha que se escute primeiro o ministro da Comunicação Social sobre o suposto aumento de salários dos jornalistas

‎Ministra das Finanças participa como oradora na 12ª edição da FT Africa Summit em Londres

Governantes, população e os investidores preparam-se para essa nova fase, e todos acreditam que o acontecimento trará novas oportunidades de negócio, emprego, e mais investimento para o desenvolvimento inteiro da comunidade.

O administrador para a área técnica do Icolo e Bengo, Evaristo da Cruz, em representação da administradora principal, Isabel Kinquema, disse, durante a nossa reportagem, que as solicitações para a colocação de novos investimentos atingiram o “pico ‘’.

“Vários investidores estão aqui, estão à procura de parcerias. Só para lhe revelar que a carteira de investimento está muito cheia, muito elevada.

Tantos empresários solicitaram e muitos continuam a solicitar”, afirmou. Evaristo da Cruz disse que espaço há sempre, mas que é preciso perceber que a terra não estica, mas os problemas aumentam, daí que o governo local tem-se desdobrado em resolver os problemas de terras para que as pessoas produzam.

O responsável antevê, com o início das operações de passageiros no Novo Aeroporto, um ambiente económico melhor para o Icolo Bengo, explicando que a infra-estrutura irá ligar o município com os diferentes destinos do mundo.

Acredita que muitas pessoas poderão ter a necessidade de explorar os maiores pontos turísticos que a localidade apresenta. Destaca que, para além dos serviços aeroportuários, o município e futura província beneficia de um caminho-de-ferro que interliga os diferentes pontos da província de Luanda, bem como as estradas nacionais 100 e 230, que dão acesso para as demais províncias de Angola.

As estatísticas, segundo o administrador Evaristo, apontam para um crescimento muito rápido da província. O dirigente manifesta o desejo de que o retorno das contribuições financeiras do município para a Conta Única do Tesouro seja em benefício das populações, por meio da construção de escolas, hospitais, empresas e criação de novos empregos, que constituem as principais necessidades.

A cidade está de portas abertas para novos investimentos, diz o governante, que avalia o Icolo e Bengo como sendo uma área de potencial para tudo, desde a exploração mineira, agricultura, rios e terras aráveis.

Turismo acelera preparação

Quanto ao turismo, o Icolo e Bengo parece estar preparado. Ao longo do percurso para os diferentes distritos e comunas, são visíveis certos lugares para visitar e viver um lazer. A administração fala de mais 30 resorts.

“Te- mos muitos pontos turísticos para visitar, existem mais de 30 resorts aqui no município e disponíveis para qualquer turista”. Em visita a um dos pontos turísticos, por exemplo, conhecemos o do resort Sousa e Filhos, um lugar que desperta a atenção de qualquer visitante, o espaço oferece motivos para um convívio familiar, composto por hospedaria, piscina, salão de evento e pistas de dança. O lugar é coberto de plantas e tantos enfeites para entreter e prender qualquer visitante.

O responsável, Sousa Costa, contacta- do por este jornal em meio a uma correria de encontros com empresários, afirmou que o seu negócio corre bem e é saudável. Sousa Costa avançou que tem estado a receber muitos clientes, sendo maior parte de Luanda. O empresário prepara-se para uma nova fase: o início das operações de passageiros do novo aeroporto.

Aparentemente satisfeito, Sousa revela que se encontra a melhorar os serviços, alargando o espaço e aumentando os serviços para acolher os futuros turistas que virão de diversas partes do país e do mundo.

“Hoje estamos com cerca de 25 quartos para hospedagem, mas temos a previsão de aumentar o número para 31, devido ao arranque do novo aeroporto, que vai movimentar o turismo. Estamos a preparar todas condições necessárias para receber os nossos visitantes, pois acredito que a procura dos serviços de hotelaria e turismo será grande”, reconheceu.

Apesar de se ter pronunciado positivamente, o empresário contou que, em alguns momentos, os serviços não têm rendido, tem havido dificuldades e momentos difíceis sem facturação, sendo que a solução tem vindo dos funcionários de algumas empresas nas proximidades. Espera que, com a movimentação de pessoas no novo aeroporto, a situação se inverta.

O agro-negócio do Icolo e Bengo

O município tem um grande potencial para se tornar um dos líderes no agro-negócio em Angola, devido aos seus solos férteis e ricos, bem como as condições naturais favoráveis, tanto para a criação de animais quanto para plantação de diversas culturas. É assim que definem os produtores locais.

Mas a falta de matérias-primas tem condicionado os trabalhos dos camponeses, tornando- se num “calcanhar de Aquiles”, segundo João Alexandre, director de produção de ovos da empresa Agroativa.

O empresário confessou não estar satisfeito com o nível de produção de ovos da sua empresa, que produz uma média de 30 ovos por dia. João Alexandre explica que o problema reside na falta de máquinas, referindo que no contexto actual não se pode mais viver de enxadas nem catanas.

“Estamos com uma produção aceitável, embora estando com dificuldades quanto à matéria-prima, que tem si- do um calcanhar de Aquiles, principalmente para a produção do milho e farinha de soja estratificada”

O avicultor defende que o Governo deve apostar mais na mecanização agrícola, porque poderá dar para este sector mais dinamismo, sendo que, no seu parecer, a agricultura moderna se faz cotractor, não com enxada, nem mais catanas.

“Se nós apostarmos na mecanização e o Governo apostar aos camponeses na preparação de terra, o município pode registar uma grande produção agrícola e cereais, bem como outros insumos que vão aumentar a produção de avícola”.

O presidente da cooperativa dos ex-militares da comuna do Mazozo, Arlindo Ulíce Sebastião Diogo, reconhece igualmente a evolução do município do Icolo e Bengo, admitindo que o movimento populacional mudou, mas deseja que haja mais atenção no apoio aos investidores locais.

Acredita que com o novo aeroporto se espera muitas mudanças, que poderão desenvolver a cidade. Prevê que haverá mais oportunidades económicas, como o aumento de venda dos produtos do campo, e garantia à sustentabilidade interna.

“O Icolo e Bengo está ser uma área de crescimento, uma área de hotelaria e turismo. Com o novo aeroporto, os visitantes vão ter que passar por aqui. Por exemplo, os distritos de Bela Vista, Catete e Tari estão com muita população nos últimos dias, por conta do desenvolvimento”.

Arlindo Sebastião disse que o Mazozo colhe, em média, três a quatro toneladas de arroz, e dispõe de mais hectares para o cultivo, porém, a falta de apoio no escoamento e produção impossibilita a dinamização do negócio.

Já na nova aldeia de Caxicane, levantou-se a voz do presidente da cooperativa agropecuária Dr. António Agostinho Neto, Diogo Baltazar, que não se mostra contente, alegadamente pela maneira como se encontra a região que viu nascer o primeiro Presidente de Angola. Alertou que a população de Caxicane cresceu, mas não há universidade, nem boas escolas para os jovens em constante crescimento.

A aldeia alberga um número de pessoas vindas de diferentes províncias do país, como Huambo, Bié, Cuanza-sul e Cuanza-Norte. Diogo Baltazar reclama que o desenvolvimento na aldeia de Caxicane não é como se esperava, apesar de ter reconhecido algumas mudanças na agricultura familiar.

O dirigente tenta colocar esperança no novo Aeroporto Internacional, para levar vida para o município.

Vias de acesso

As principais vias de acesso para o município de Icolo e Bengo, a Estrada Nacional 100 e 230, estão reabilitadas, a circulação de automobilista acontece de forma fluida, convidativa para uma possível visita.

Ao longo do percurso, é visível um conjunto de investimentos, empresas de diferentes serviços, apesar de a maioria estar virada para os produtos do agro-negócio. Há também terras livres, aráveis para o cultivo e novas construções.

POR:Adelino Kamongua

Jornal OPaís

Jornal OPaís

Recomendado Para Si

PR aconselha que se escute primeiro o ministro da Comunicação Social sobre o suposto aumento de salários dos jornalistas

por Bernardo Pires
14 de Agosto, 2025
PR aconselha que se escute primeiro o ministro da Comunicação Social sobre o suposto aumento de salários dos jornalistas

Ao falar na tarde desta Quinta-feira, 14, à imprensa, durante visita de trabalho à província da Lunda-Norte, o Presidente da República, João Lourenço, foi “surpreendido” com uma questão...

Ler maisDetails

PR aconselha que se escute primeiro o ministro da Comunicação Social sobre o suposto aumento de salários dos jornalistas

por Jornal Opais
14 de Agosto, 2025
PR aconselha que se escute primeiro o ministro da Comunicação Social sobre o suposto aumento de salários dos jornalistas

Ao falar na tarde desta Quinta-feira, 14, à imprensa, durante visita de trabalho à província da Lunda-Norte, o Presidente da República, João Lourenço, foi “surpreendido” com uma questão...

Ler maisDetails

‎Ministra das Finanças participa como oradora na 12ª edição da FT Africa Summit em Londres

por Jornal OPaís
14 de Agosto, 2025

A ministra das Finanças, Vera Daves, vai representar Angola como oradora de alto nível na Cimeira África 2025 do Financial Times, a ter lugar no hotel Península, em...

Ler maisDetails

Inovação e cooperação marcam a “Namibia Oil and Gas Conference” com presença da Cópia Group

por Jornal OPaís
14 de Agosto, 2025
Inovação e cooperação marcam a “Namibia Oil and Gas Conference” com presença da Cópia Group

De 12 a 15 de agosto, a cidade de Windhoek, na Namíbia, é palco da Namibia Oil and Gas Conference 2025, um dos mais importantes encontros de negócios...

Ler maisDetails
Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade
Palancas Negras eliminados do CHAN

Palancas Negras eliminados do CHAN

14 de Agosto, 2025

Afrobasket 2025: Angola despacha Guiné em Moçâmedes

14 de Agosto, 2025
Ministro lamenta morte do comentador Joaquim Sapi

Ministro lamenta morte do comentador Joaquim Sapi

14 de Agosto, 2025

Afrobasket 2025: Egipto vence pela segunda vez consecutiva no grupo D

14 de Agosto, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouvir Rádio Mais

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.