EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qui, 25 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Cidades e municípios de Angola e dos EUA assinam acordos de geminação

As províncias de Luanda e Malanje celebram acordos de geminação com cidades congéneres norte-americanas no quadro das iniciativas de promoção do intercâmbio económico, social e institucional entre cidades e povos. As partes comprometeram-se em trabalhar para que o acordo entre em vigor o mais rápido possível

Neusa Felipe por Neusa Felipe
30 de Setembro, 2024
Em Destaque, Política

A província de Luanda e a cidade de Newark, Estado de Nova Jersey, assinaram, no passado dia 27 de Setembro, em Nova Iorque, um acordo de geminação que irá permitir a reaproximação histórica e cultural que existe entre Angola e os Estados Unidos da América.

Poderão também interessar-lhe...

‎PR felicita homólogo Daniel Chapo pelo 51° aniversário de Moçambique

João Pinto empossado como provedor de justiça

Téte António destaca papel das mulheres na diplomacia angolana

Por sua vez, a província de Malanje e a cidade de Hampton, Estado de Virgínia, deverão assinar o referido acordo hoje, dia 30 de Setembro.

Pela província de Luanda, o acordo foi rubricado pelo governador provincial Manuel Gomes da Conceição Homem, e o da província de Malanje será rubricado pelo governador provincial Marcos Alexandre Nhunga, testemunhados pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

Os dois eventos acontecem à margem da participação do Chefe de Estado angolano na 79.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que arrancou na passada terça-feira, 24 de Setembro, em Nova Iorque, Estados Unidos da América.

Na ocasião, o governador da província de Luanda, Manuel Homem, considerou como um momento histórico, o qual se esperou por dois anos.

Manuel Homem referiu que as relações entre os dois países têm tido um caminho bastante positivo nos últimos anos, e a concretização deste acordo de geminação vai permitir que a cultura dos dois povos possa estar mais estreita, bem como a incrementação de acções no domínio da educação.

“Estar aqui também representa a reaproximação histórica e cultural que existe entre EUA e Angola. É o reforço no resgate da nossa aproximação entre os dois povos.

Vamos fazer de tudo para que um plano de acção concreto se materialize para podermos, de facto, colocar Newark e Luanda mais próximos de forma efectiva”, disse Manuel Homem.

Já o representante da cidade de Newark, o prefeito Ras Baraka, lembrou dos laços que ligam o povo angolano ao povo americano, referindo que os primeiros escravos que saíram de África para os Estados Unidos da América são oriundos de Angola, e que o primeiro afrodescendente nascido nos EUA é descendente de Angola.

“Este facto acaba por traduzir a importância que é para nós a assinatura deste acordo de geminação entre Luanda e Newark”, disse, enaltecendo o reforço das relações económicas, políticas e bilaterais entre Angola e os EUA.

Considerou a troca de visitas de Estado entre os Presidentes de Angola e dos Estados Unidos da América como um sinal de que o caminho continuará a ser trilhado de forma positiva no âmbito do relacionamento entre os dois Estados.

“Nós entendemos que devemos fazer o mesmo caminho a nível do relacionamento entre cidades e municípios”, avançou.

Objectivos

Os referidos acordos visam estabelecer, entre outros domínios, a cooperação em matéria de gestão urbana de cidade, cultura, desenvolvimento económico e financeiro, agricultura, organização administrativa local, formação de quadros, ciência e tecnologia e parcerias empresariais.

Hampton e Virgínia são duas cidades norte-americanas com uma profunda ligação histórica e cultural com Angola que acolhem cidadãos descendentes de angolanos levados há vários anos do continente africano, no período da escravidão.

Com a assinatura destes acordos, ficam reforçados os laços entre os dois países e povos, bem como a criação de oportunidades de promoção do desenvolvimento sustentável das respectivas cidades.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

‎PR felicita homólogo Daniel Chapo pelo 51° aniversário de Moçambique

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

‎‎O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, felicitou, esta quarta-feira, 24, o seu homólogo moçambicano, Daniel Chapo, pela comemoração...

Ler maisDetails

João Pinto empossado como provedor de justiça

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O novo provedor de justiça, João Manuel Francisco, tomou posse nesta Quarta-feira, 24 de Junho, numa cerimónia orientada pelo presidente...

Ler maisDetails

Téte António destaca papel das mulheres na diplomacia angolana

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, felicitou, nesta Terça-feira, 24, todas as mulheres que exercem funções na diplomacia, destacando...

Ler maisDetails

Embaixada de Angola em Espanha destaca percurso diplomático de Carlos Sardinha Dias

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A Embaixada da República de Angola em Espanha manifestou, hoje, consternação pelo passamento físico do embaixador Carlos Crus de Lemos...

Ler maisDetails

É de hoje… Encontros que deveriam ser normais

25 de Junho, 2026

Jornalista Tomé Armando vai a enterrar nesta Quinta-feira

24 de Junho, 2026

Interclube oficial contratação do treinador Divaldo Alves

24 de Junho, 2026

‎PR felicita homólogo Daniel Chapo pelo 51° aniversário de Moçambique

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.