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Empresas italianas buscam parcerias na FILDA

Catorze empresas italianas encontram-se a participar da 39.ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), que decorre desde terça-feira, 23, e vai até 28 do corrente mês, na Zona Económica Especial (ZEE), em Luanda, onde buscam estabelecer parcerias e expandir as suas marcas no mercado angolano

Bernardo Pires por Bernardo Pires
25 de Julho, 2024
Em Economia
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
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Ligadas aos sectores da tecnologia, automação, mecânica-industrial e automóvel, electrónica e electromedicina, as empresas italianas, na presente edição da FILDA, procuram firmar ou estreitar relações com empresas e instituições angolanas e estrangeiras, com o foco na difusão dos seus produtos e serviços, naquela que é a maior montra de negócios de Angola.

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Em entrevista exclusiva ao jornal OPAÍS, o embaixador da Itália em Angola, Cristiano Gallo, disse que a FILDA é uma vitrine certa para dar visibilidade e promover as instituições e empresas italianas no mercado angolano.

O diplomata destacou que as relações entre Angola e a Itália, nos últimos anos, têm-se fortalecido consideravelmente na procura de interesses comuns, através de iniciativas concretas no domínio económico, comercial e político.

“A promoção de actividades que estimulam o intercâmbio empresarial, como a FILDA, é uma oportunidade para Itália manifestar o seu interesse em partilhar a experiência que possui no domínio das pequenas e médias empresas”, disse o diplomata.

Salientou que eventos como este encorajam o intercâmbio e a transferência de conhecimentos e experiências entre empresas angolanas e italianas, sobretudo nos sectores prioritários para o governo angolano, como agricultura e tecnologia, áreas em que o governo italiano tem bastante interesse em investir e ajudar Angola a dinamizar a indústria alimentar.

Para o diplomata, iniciativa como a FILDA constituem uma janela oportuna para que a Itália possa partilhar com Angola e outros países participantes sua experiênia e conhecimento prático no domínio empresarial, apresentando propostas e soluções inovadoras, através das suas empresas participantes.

“Esta feira é uma ferramenta importante para se fazer networking entre empresas, mas também, ao nível institucional, entre Estados ou instituições de governo e reforçar os laços de cooperação e de amizade.

Itália veio demonstrar que é um parceiro importante de Angola e que está disposto a ajudar nesta missão de erradicar a fome”, realçou o embaixador.

Impulsionar o investimento italiano

A participação massiva da Itália na presente edição da FILDA tem como pano de fundo, entre outras motivações, a de impulsionar o investimento privado italiano em Angola, através de empresas privadas e instituições independentes, como adiantou o director da Agência Italiana de Comércio Externo (ICE), em Luanda, Andrea Ferrari.

O responsável daquela instituição, criada para a promover a internacionalização das empresas italianas junto das embaixadas, disse que a participação do seu país, na maior montra de negócio de Angola, demonstra o interesse das empresas italianas pelo mercado angolano, razão pela qual pretendem continuar a estimular o crescimento das relações comerciais entre os dois países.

“Temos interesse no mercado angolano, por isso, pretendemos continuar a estimular o crescimento das relações comerciais, promovendo o fortalecimento de parcerias que visam favorecer as empresas de ambos os países”, disse Andrea Ferrari.

Expandir o mercado

Com o bjectivo de expandir os seus mercados de actuação, as empresas italianas trazem para a FILDA um leque de serviços e produtos que visam reduzir as dificuldades e insuficiências do mercado angolano nos mais variados sectores.

Na feira, a Itália está representada com empresas que vão desde o sector agrícola e industrial à construção civil, materiais hospitalares, mobiliário, Oil e Gas, equipamentos hoteleiros e restauração, que são sectores em que a Itália possui uma grande tradição empresarial e que pretende expandir no mercado angolano.

Entre as referidas empresas destacam-se algumas, como a Ali Group (ligada à produção de equipamento hoteleiro e de restauração), Ghinassi (equipamentos de tractores e veículos industriais), For.Tec (produção de materiais hospitalares), Oscar Boscarol (dispositivos de emergências médicas), Sarp (fabricação de máquinas de produção de massa alimentar), entre outras.

FILDA 2024

Sob lema “Segurança alimentar e parceria internacional: O binómio da diversificação económica”, a 39.ª edição da FILDA decorre no espaço habitual, Zona Económica Especial, em Viana, numa organização conjunta do Ministério da Indústria e Comércio e o grupo Eventos Arena.

Numa área bruta de 140 mil metros quadrados, com uma zona útil a ocupar mais de 44 mil metros quadrados, a feira conta com mais de 1.300 expositores, sendo que 85% são empresas nacionais e 15% internacionais.

Bernardo Pires

Bernardo Pires

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