EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Novo administrador garante trabalho em prol do desenvolvimento de Benguela

O novo administrador municipal de Benguela, Armando Vieira, garante aplicar todo o seu saber em prol do desenvolvimento da região

Jornal Opais por Jornal Opais
24 de Junho, 2024
Em Política

O novo homem forte do município sede da província já foi apresentado à sociedade pelo governador, depois de este lhe ter conferido posse na semana finda.

Poderão também interessar-lhe...

Loide Plácido de Faria formaliza candidatura à liderança do MPLA na Samba

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

PGR acusa general Higino Carneiro de peculato e branqueamento de capitais

Armando Vieira, que substitui no cargo Paula Marisa, governando três anos, prometeu tudo fazer na perspectiva de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes.

Na visão do administrador, tal só será possível caso encontre a colaboração de todas as forças vivas da sociedade local.

O administrador admite, porém, não ser mágico, porém traz consigo uma experiência governativa que pode ser positiva para Benguela, porque acumulava sete anos como administrador de Quilengues e quatro à frente dos destinos do Lubango, ambos nas circunscrições administrativas da província da Huíla.

O governante assume o município numa altura em que o Governo central desembolsou cerca de 100 milhões de dólares para a reparação de estradas nas cidades do Lobito e Benguela, uma informação já passada pelo governador em sede de uma reunião do MPLA.

Saliente-se, pois, que essas duas cidades são também as principais beneficiadas do Plano Integrado Emergencial de Benguela, orçado em 415 milhões de euros, uma espécie de coqueluche com que Luís Nunes conquistou o coração dos benguelenses, cuja execução começou em 2021.

“As obras estão em curso, tendo em conta um desembolso financeiro, agora já há, parece, uma luz ao fundo do túnel”, ressalta o administrador municipal de Benguela.

Armando Vieira diz ter já definidas áreas consideradas prioritárias para atacar imediatamente, destacando-se, de entre outras, a de saneamento básico.

Armando Vieira considera imperioso olhar para o padrão da cidade, na base do Código de Postura, para organizar a venda no casco urbano, não se concebendo o facto de zungueiras venderem em tudo quanto é canto da cidade e, acto contínuo, definir um lugar para as acomodar.

A isso – também – associa a definição de paradas para moto-taxistas, uma franja social que tem reclamado de repressão da Polícia Nacional.

“As sociedades têm padrões. Se nós queremos ter uma boa saúde, temos de ter bons cidadãos, temos de ter bons munícipes.

Temos que organizar o nosso município. Há coisas que não se admitem, temos que contribuir todos para mudar o austral. Vender nos passeios, estacionar os motociclos em cima de passeios, não respeitar o Código de Estrada(…)”, elencou Vieira, ao considerar necessário melhorar de forma eficiente a gestão de resíduos sólidos para o qual espera a contribuição de cada munícipe.

“Descaracterizar os nossos edifícios habitacionais, que têm uma arquitectura apropriada desde o tempo da outra senhora, a fazer construções de betão à frente desses municípios a olho de todos, não podemos permitir isso’’, aponta o governante.

Ele reconhece que o país não goza lá de boa saúde financeira, por motivos sobejamente conhecidos, mas acredita que a vida governativa não se resume só em dinheiro. A participação de cidadãos afigurase como uma mais-valia – disse.

“Eu vim para trabalhar. Se tenho capacidade ou não para dirigir Benguela, o tempo dirá. Serão os munícipes que vão avaliar o meu trabalho”, projecta, ao sinalizar que veio para fazer melhor e cumprir as orientações que vierem a ser emanadas por Luís Nunes e “pelo meu partido.

O partido que ganhou as eleições tem um programa de governação, e eu sou mais uma peça, um jogador que veio ajudar a materializar este grande programa”, sublinha.

Na ocasião, o governador Luís Nunes pediu colaboração à sociedade, sustentando que não se trabalha sozinho e, por isso, precisa de todos para fazer mais e melhor em prol de Benguela.

“Não podemos só criticar por criticar. Os administradores têm que ouvir mais cidadãos”, advertiu aos membros do conselho de auscultação, aos quais apresentou o novo inquilino de Benguela.

“Temos que estar unidos. É isso que eu peço a vocês. Foi para isso que eu vim, para pedir mais uma vez a união e que todos participem no sucesso, para tornarmos uma Benguela melhor para se viver”, sugeriu o governante, realçando, numa espécie de apelo aos administradores, que está farto de discursos, porque “muita palavra não gosto, mais acção, e é isso que vou pedir ao administrador. Eu vou cobrar”, prometeu.

 

Por: Constantino Eduardo, em Benguela 

 

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Loide Plácido de Faria formaliza candidatura à liderança do MPLA na Samba

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A militante Loide Plácido de Faria formalizou a sua candidatura ao cargo de primeira secretária municipal do partido no município...

Ler maisDetails

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O espaço de interacção digital denominado “Gabinete do Ministro”, sob égide do titular da pasta do Interior, Manuel Homem, aborda,...

Ler maisDetails

PGR acusa general Higino Carneiro de peculato e branqueamento de capitais

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A Procuradoria-Geral da República (PGR) notificou, nesta Terça-feira, o general Francisco Higino Lopes Carneiro da acusação formal deduzida pelo Ministério...

Ler maisDetails

Perfil da Criança revela concentração de mais população infanto-juvenil no Bié, Uíge e Moxico

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

As províncias do Bié, Uíge e Moxico são as que registam maior número de crianças e adolescentes em Angola, com...

Ler maisDetails

Portugal goleia Uzbequistão à moda antiga no Mundial das Américas

24 de Junho, 2026

Angola ‘escorrega’ na estreia do Mundial júnior de andebol diante da Áustria

24 de Junho, 2026

Loide Plácido de Faria formaliza candidatura à liderança do MPLA na Samba

24 de Junho, 2026

Conferência Nacional sobre o Trabalho Marítimo arranca amanhã no Namibe

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.