OPaís
Ouça Rádio+
Sex, 31 Out 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Diplomacia pública, turismo e a necessidade de um “nation branding” angolano

Jornal Opais por Jornal Opais
31 de Maio, 2024
Em Opinião
Tempo de Leitura: 2 mins de leitura
0

A diplomacia pública e a dimensão turística são componentes cruciais no “nation brading” de qualquer país que pretende moldar, promover uma imagem positiva do país no cenário internacional e diversificar, consequentemente, a sua economia através do sector do turismo.

Poderão também interessar-lhe...

O ministro que levou a mala: o escândalo dos 100 mil contos no Governo de Transição

CARTA DO LEITOR: São Pedro avisa em Luanda e arredores

Bons ventos no Cuando e Moxico Leste

Promover a imagem de Angola no exterior constitui um dos objectivos do actual governo. Nos últimos 5 anos, foram adoptadas algumas medidas internas, assim como iniciativas externas junto de algumas Missões Diplomáticas a fim de cumprir com este desiderato.

Todavia, é visível que estamos aquém das expectativas e isto impõe uma (re)avaliação estratégica e metodológica do actual modelo por parte do Executivo.

Diferente da propaganda utilizada com frequência pelos Estados no passado, hoje os Estados socorrem-se da diplomacia pública para melhorar a sua imagem no exterior, procurando estabelecer e fortalecer contactos formais e informais nos diversos círculos (jornalistas, académicos e artistas) de modos a convencer a opinião pública a favor do Estado.

É neste sentido que diplomacia pública angolana deve ser mais activa a fim de melhorar a percepção internacional de Angola, fortalecendo as relações culturais, económicas, políticas com outros países.

Entendemos que uma estratégia de promoção da imagem de Angola no Exterior deveria basearse em 4 pontos cruciais.

Primeiro, por via de programas culturais e educacionais, ou seja, é preciso dar primazia aos intercâmbios científicos, fomentar a cooperação entre universidades e facilitar vistos de pesquisa e de cursos de verão em Angola, realizar festivais culturais internacionais, destacando a música, dança e a gastronomia angolana; Segundo, é fundamental que se invista numa comunicação estratégica, explorando os Mídias (sociais) e digitais, com conteúdo sobre Angola, incluindo aspectos económicos, projectos de desenvolvimento, oportunidades de negócios, inovação e cultura; Terceiro, é preciso um maior engajamento da diáspora, ou seja, as Missões Diplomáticas em conjunto com a comunidade angolana devem desenvolver localmente um conjunto de actividades que visam desenvolver e promover o intercâmbio cultural; Quarto, através do marketing turístico é necessário que se desenvolvam campanhas que promovam os destinos turísticos de Angola, estabelecer parcerias com agências e influenciadores de viagens.

Em síntese, a melhoria da imagem de Angola dependerá de uma estratégia assente num “nation brading”, ou seja, num conjunto de acções de marketing, relações-públicas para promover a nossa identidade nacional, atraindo turistas, investidores e melhorando a percepção global.

Mas, o sucesso destas ações dependerá do investimento que será feito nas infraestruturas de transporte, comunicação, alojamento, saneamento básico, segurança pública e da coordenação interministerial na execução do plano estratégico.

 

Por: TIAGO QUISSUA ARMANDO

*Especialistas em Relações Internacionais e docente universitário

Jornal Opais

Jornal Opais

Recomendado Para Si

O ministro que levou a mala: o escândalo dos 100 mil contos no Governo de Transição

por Paulo Sérgio
31 de Outubro, 2025

“O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente.” A frase do poeta brasileiro Mário Quintana poderia muito bem...

Ler maisDetails

CARTA DO LEITOR: São Pedro avisa em Luanda e arredores

por Jornal OPaís
31 de Outubro, 2025

À coordenação do jornal O PAÍS, saudações e votos de óptima disposição! À época da chuva já se faz sentir...

Ler maisDetails

Bons ventos no Cuando e Moxico Leste

por Dani Costa
31 de Outubro, 2025

Um ano depois da implementação na Nova Divisão Político-Administrativa, que esteve na origem das novas províncias de Icolo e Bengo,...

Ler maisDetails

Editorial: Dinheiro para as infra-estruturas

por Jornal OPaís
31 de Outubro, 2025

Com base na agenda 2063 da União Africana (UA), o continente tem um plano estratégico para se transformar numa potência...

Ler maisDetails
Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade

Ministério da Cultura classifica 12 Jogos Tradicionais como Património Cultural Imaterial Nacional

31 de Outubro, 2025

TOTÓ ST: “Hoje, pensa-se mais em chegar ao pódio do que em trabalhar”

31 de Outubro, 2025

O ministro que levou a mala: o escândalo dos 100 mil contos no Governo de Transição

31 de Outubro, 2025

Liga Contra o Cancro vai receber 16 milhões de kwanzas/ano da Nossa Seguros

31 de Outubro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.