OPaís
Ouça Rádio+
Ter, 16 Dez 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Diplomacia pública, turismo e a necessidade de um “nation branding” angolano

Jornal Opais por Jornal Opais
31 de Maio, 2024
Em Opinião

A diplomacia pública e a dimensão turística são componentes cruciais no “nation brading” de qualquer país que pretende moldar, promover uma imagem positiva do país no cenário internacional e diversificar, consequentemente, a sua economia através do sector do turismo.

Poderão também interessar-lhe...

A importância de priorizar o bem-estar físico e mental de pacientes com Diabetes Mellitus

Esqueçam-se das vendas, foquem-se no relacionamento!

Normas legais sobre facturas e sua relevância na economia angolana

Promover a imagem de Angola no exterior constitui um dos objectivos do actual governo. Nos últimos 5 anos, foram adoptadas algumas medidas internas, assim como iniciativas externas junto de algumas Missões Diplomáticas a fim de cumprir com este desiderato.

Todavia, é visível que estamos aquém das expectativas e isto impõe uma (re)avaliação estratégica e metodológica do actual modelo por parte do Executivo.

Diferente da propaganda utilizada com frequência pelos Estados no passado, hoje os Estados socorrem-se da diplomacia pública para melhorar a sua imagem no exterior, procurando estabelecer e fortalecer contactos formais e informais nos diversos círculos (jornalistas, académicos e artistas) de modos a convencer a opinião pública a favor do Estado.

É neste sentido que diplomacia pública angolana deve ser mais activa a fim de melhorar a percepção internacional de Angola, fortalecendo as relações culturais, económicas, políticas com outros países.

Entendemos que uma estratégia de promoção da imagem de Angola no Exterior deveria basearse em 4 pontos cruciais.

Primeiro, por via de programas culturais e educacionais, ou seja, é preciso dar primazia aos intercâmbios científicos, fomentar a cooperação entre universidades e facilitar vistos de pesquisa e de cursos de verão em Angola, realizar festivais culturais internacionais, destacando a música, dança e a gastronomia angolana; Segundo, é fundamental que se invista numa comunicação estratégica, explorando os Mídias (sociais) e digitais, com conteúdo sobre Angola, incluindo aspectos económicos, projectos de desenvolvimento, oportunidades de negócios, inovação e cultura; Terceiro, é preciso um maior engajamento da diáspora, ou seja, as Missões Diplomáticas em conjunto com a comunidade angolana devem desenvolver localmente um conjunto de actividades que visam desenvolver e promover o intercâmbio cultural; Quarto, através do marketing turístico é necessário que se desenvolvam campanhas que promovam os destinos turísticos de Angola, estabelecer parcerias com agências e influenciadores de viagens.

Em síntese, a melhoria da imagem de Angola dependerá de uma estratégia assente num “nation brading”, ou seja, num conjunto de acções de marketing, relações-públicas para promover a nossa identidade nacional, atraindo turistas, investidores e melhorando a percepção global.

Mas, o sucesso destas ações dependerá do investimento que será feito nas infraestruturas de transporte, comunicação, alojamento, saneamento básico, segurança pública e da coordenação interministerial na execução do plano estratégico.

 

Por: TIAGO QUISSUA ARMANDO

*Especialistas em Relações Internacionais e docente universitário

Jornal Opais

Jornal Opais

Recomendado Para Si

A importância de priorizar o bem-estar físico e mental de pacientes com Diabetes Mellitus

por Jornal OPaís
16 de Dezembro, 2025

Priorizar o bem-estar físico e mental de pessoas com diabetes desde o diagnóstico é crucial para um bom controlo da...

Ler maisDetails

Esqueçam-se das vendas, foquem-se no relacionamento!

por Jornal OPaís
16 de Dezembro, 2025

Há sensivelmente quatro anos, fui convidado a falar sobre vendas para uma turma de empreendedores, na Mediateca do Cazenga. A...

Ler maisDetails

Normas legais sobre facturas e sua relevância na economia angolana

por Jornal OPaís
16 de Dezembro, 2025

A emissão de facturas é um factor sine qua non na organização das relações comerciais e na transparência fiscal, permitindo...

Ler maisDetails

O letrado que não sabe ler

por Jornal OPaís
16 de Dezembro, 2025

Existe uma ironia persistente na vida social: aqueles que acumulam diplomas e recorrem a uma «linguagem erudita» falham, muitas vezes,...

Ler maisDetails

Vandalização de Linha de Alta Tensão deixa Benguela e Cuanza Sul às escuras

16 de Dezembro, 2025

João Lourenço condecorado com Cordão de Ouro pela ACNOA

16 de Dezembro, 2025

Fábrica de massa instantânea e frita gera mais de 80 empregos directos em Luanda

16 de Dezembro, 2025

‎Lançamento do portal Conecta Angola vai contribuir para modernização das pequenas e médias empresas

16 de Dezembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.