EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sáb, 27 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Catadores proliferam mas continuam a clamar por políticas que dignifiquem a actividade

Aumenta o número de catadores de lixo no país, mas estes continuam a sentir que a sua imagem ainda é marginalizada, mesmo sendo uma actividade que garante o sustento de muitas famílias angolanas

Jornal Opais por Jornal Opais
20 de Maio, 2024
Em Sem Categoria

Até o momento, não há um projecto de lei que vem regularizar e dar dignidade aos catadores, mesmo com estudos feitos em Maio do ano passado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que apontam para a existência, só em Luanda, de cerca de 50 mil pessoas que exercem a actividade de colheita de lixo.

Poderão também interessar-lhe...

Ministério da Energia e Águas debate acesso universal à água e saneamento

UNITA aponta falhas na concretização da reconciliação nacional e tolerância política

Políticos dizem que discurso do Papa Leão XIV foi assertivo

Embora garantamsubsistênciaa inúmeras famílias alargadas e desfavorecidas, os catadores ainda se sentem discriminados pela actividade que exercem, com a agravante de a desenvolverem sem o mínimo de cuidado de saúde e de segurança.

Durante o encontro mantido por conta das celebrações do Dia Internacional da Reciclagem, assinalado na sexta-feira, 17 de Maio, Miranda Quiala, consultor para os assuntos jurídicos da ministra do Ambiente, defendeu que só a legislação e o devido licenciamento pode, de facto, ajudar a dignificar a actividade a nível de profissão verde.

“Com o crescente número de catadores e negócios de peso, o Estado se verá obrigado a legislar sobre essa matéria para que possam trabalhar organizados em cooperativas, dentro das condições de sanidade, bem como se criar condições para que dessa actividade se gere impostos” frisou.

Luanda, pelo maior crescimento populacional e urbanização acelerada, é a província que mais produz resíduos e a que mais assiste ao crescimento substancial de catadores, principalmente pelas condições económicas que o país atravessa.

Para a venda, os catadores fazem a recolha e separam os itens descartados adequados para a reciclagem em lixeiras, aterros, empresas e locais públicos, sendo que as tarefas incluem a classificação dos recicláveis de produtos, como o papelão, papel, vidro, plástico, alumínio, entre outros.

Sem sensibilização é impossível reciclar

A reciclagem do lixo poderia gerar empregos, reduzir o impacto ambiental e contribuir para a inclusão social. No entanto, é preciso investir em estruturação de políticas para resíduos sólidos, segundo Teresa de Jesus, técnica da Agência Nacional de Resíduos.

Aquela especialista acrescentou que, com a implementação de políticas dos resíduos, se vai poder assistir à diminuição de doenças por causas ambientais, à redução da contaminação do solo, a maior conscientização e cooperação do cidadão e ao suporte do cumprimento das ODS. Se pode ainda fomentar a renda por parte da comunidade carente, dos empregos verdes e do turismo.

“Já temos algumas políticas. Elas existem, mas não são implementa- das na íntegra. Precisamos de trabalhar mais na educação ambiental”, defende. Por outro lado, refere que há uma série de desafios que passam pela falta de conscientização da educação ambiental, a falta de infra-estruturas adequadas para valorização, recursos financeiros limitados, capacidade técnica e de recursos humanos, necessidade de treinamento e capacitação de profissionais na gestão de resíduos.

Dia da Reciclagem reúne jovens para conscientização

No âmbito do 17 de Maio, Dia Internacional da Reciclagem, instituído pela UNESCO com o objectivo de estimular as pessoas a reflectirem sobre a importância da reciclagem, a Agência Nacional dos Resíduos reuniu, na última sexta-feira, dezenas de jovens para uma acção formativa sobre o descarte adequado dos produtos que são consumidos no dia-a-dia, os quais geram resíduos sólidos, que poluem o meio ambiente e sobrecarregam os aterros sanitários.

Sob o lema ‘‘educar as crianças de hoje para garantir o futuro das próximas gerações’’, vários jovens, principalmente escuteiros, conversaram sobre a legislação angolana de resíduos, problemas da gestão dos resíduos sólidos no país, poluição marinha de fontes terrestres, bem como a valorização destes resíduos.

Fonte: POR: Stélvia Faria
Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Ministério da Energia e Águas debate acesso universal à água e saneamento

por Jornal OPaís
18 de Junho, 2026

O Ministério da Energia e Águas realizou, nesta quinta-feira, mais uma sessão de trabalho no âmbito do Fórum Nacional de...

Ler maisDetails

UNITA aponta falhas na concretização da reconciliação nacional e tolerância política

por Jornal OPaís
1 de Junho, 2026

A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) afirma que a reconciliação nacional, a tolerância política, a justiça...

Ler maisDetails

Políticos dizem que discurso do Papa Leão XIV foi assertivo

por Sebastião Félix
18 de Abril, 2026
DR

No Salão Protocolar da Presidência da República, em Luanda, onde o Papa Leão XIV manteve encontro com a sociedade civil,...

Ler maisDetails

OMA destaca papel da mulher no processo da conquista da paz e Reconciliação Nacional

por Neusa Felipe
13 de Abril, 2026
DR

Para a secretária-geral da OMA, na conquista da paz em Angola, a mulher angolana não esteve de braços cruzados; ela...

Ler maisDetails

Jornalista Manuel da Conceição sepultado no Cemitério da Santa Ana

27 de Junho, 2026

Administração da Camama desactiva casas de pesagem irregulares

27 de Junho, 2026

Edmázia Mayembe esgota Coliseu dos Recreios em Portugal

27 de Junho, 2026

Incinerados mais de 300 quilos de drogas apreendidas em operações contra o narcotráfico

27 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.