Num jogo electrizante, o Interclube venceu, por 84-83, ontem, o 1.º de Agosto, após empate (74-74) no tempo regulamentar, na segunda partida das meias-finais do Unitel Basket, a melhor de três.
Com esta vitória, a equipa afecta ao Ministério do Interior, vencedora da Taça de Angola, vai defrontar na final o Petro de Luanda, equipa que afastou a Casa do Pessoal do Porto do Lobito. Gildo Santos e companheiros não entraram bem no “tapete” do Pavilhão Principal da Cidade- la, uma vez que o processo defensivo e ofensivo estava muito abaixo daquilo que o treinador Apolinário Paquete pretendia.
Em função disso, a formação das Forças Armadas Angolanas (que esteve às ordens do treinador-adjunto Miguel Pontes Lutonda, porque o técnico está suspenso) venceu o primeiro período por 18-21, três pontos de vantagem.
No segundo quarto, a história quase foi a mesma, porque os jogadores do Interclube não acertavam nos lançamentos de três pontos, o que permitiu ao 1º de Agosto ir para o intervalo com o marcador ao seu favor de 39-37. No terceiro período, os polícias foram mais eficazes no ataque e agressivos no sector defensivo. Por esse motivo, terminaram esta fase a vencer por 55-50, cinco pontos de vantagem.
Já no quarto e último quarto da partida, o 1º de Agosto conseguiu anular os cinco pontos de vantagem do Interclube, porque Cissé e companheiros estavam de- terminados em forçar a “negra”, quer dizer, o último jogo do play- off. Quando faltavam quatro segundos para terminar o jogo, o poste do Interclube, Valdelício Joaquim, converteu um triplo que levou o desafio ao prolongamento de cinco minutos.
Durante o prolongamento, o jogo esteve pautado no equilíbrio. Ainda assim, a falta de experiência dos jovens jogadores 1º de Agosto ditou a vitória do Interclube, porque no último segundo o atleta da polícia Hélder Félix fez um triplo livre de marcação.
Miguel Lutonda: “vamos continuar a trabalhar”
O treinador-adjunto do 1.º de Agosto, Miguel Pontes Lutonda, reconheceu que a ‘rapaziada’ esteve bem, apesar da derrota, por 84- 83, frente ao Interclube. “Vamos continuar a trabalhar para que no futuro a equipa possa estar mais forte”, disse. Reagindo à vitória, o jogador do Interclube, Gildo Santos, mostrando-se feliz pelo apuramento à final da competição.