OPaís
Ouça Rádio+
Qui, 18 Dez 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Ganda quer ser a nova “Ucrânia” na produção de trigo

Jornal Opais por Jornal Opais
8 de Março, 2024
Em Economia

A materialização dessa aposta produtiva obrigou a entrada em cena da empresa Royal Empire, sob proposta do Governo da Província de Benguela, apoiando os produtores de trigo com sementes e fertilizantes

Poderão também interessar-lhe...

ENDE poupa 300 mil milhões de kwanzas com instalação de contadores pré-pagos

Acordo entre empresa norte-americana e a Lobito Atlantic Railway vai contribuir na modernização do Corredor do Lobito

EUA pretendem investir mais de 4 mil milhões de dólares no Corredor do Lobito

Nos últimos tempos, na comuna da Chicuma, a 75 quilómetros da sede municipal da Ganda, revitalizou- se, no seio das comunidades, a cultura de produção de trigo em grande escala, cuja prática remonta a 1960. A região dispõe de condições climatéricas favoráveis para a adaptação de variáveis de culturas. Existem solos férteis para a produção de cereais, tubérculos, fruteiras e não só.

Foi a pensar nas condições que a mãe natureza proporcionou à Ganda que se projectam produções bastante animadoras que, num curto espaço de tempo, as autoridades acreditam virem a ‘inundar’ o mercado com o produto e, por conseguinte, exportar o excedente, na perspectiva de obter divisas para o país. Mas, para tal, produtores consideram imperioso investir nas vias de acesso, que estão bastante degradadas, segundo o principal produtor do cereal, o padre Sabino Uanhica.

A materialização dessa aposta produtiva obrigou a entrada em cena da empresa Royal Empire, sob proposta do Governo da Província de Benguela, apoiando os produtores de trigo com sementes e fertilizantes. Ainda para a empreitada, os produtores do cereal contam, igual- mente, com suporte de assistência técnica da Estação de Desenvolvimento Agrário. Para a campanha agrícola 2024/2025, a Ganda, que se propõe a ser uma espécie de Ucrânia no que à produção de trigo diz respeito, tem preparado um total de mil e 650 hectares de terras cultivá- veis, cadastrados mil e18 produtores, prevendo, neste particular, colher 1,5 tonelada por hectare.

Pretende-se, no final da produção, obter um rendimento de dois mil e 475 toneladas. Em relação à campanha agrícola anterior, a de 2023/2024, acredita- se ter existido um aumento no número de produtores e áreas preparadas e semeadas. Ilustrativamente, os dados oficiais consultados por este jornal indicam que, na campanha agrícola que se cita, a Ganda contava com um total de 500 produtores e 700 hectares, tendo gerado, em termos de produção, mil e 200 kg por hectares.

Tal quadro produtivo deveu-se, fundamentalmente ao facto de alguns produtores terem enfrenta- do grandes dificuldades no que à preparação de terra e à aquisição de fertilizantes diz respeito. O padre da Missão da Kassipera, Sabino Uanhica, o principal produtor de trigo na Chicuma, enaltece os apoios das autoridades em adubos e fertilizantes para aumentar as cifras produtivas e, em função disso, projecta boas colheitas.

O sacerdote sustenta que, actualmente, em função da destruição de grande parte da produção de milho, muitos agricultores, sobretudo na Chicuma, estão com as atenções voltadas à cultura do trigo. “Estamos a querer substituir aqueles espaços que já não tem mais esperança de colher para pormos o trigo”, pontualiza.

Agricultura impulsiona segmento do trigo

Recentemente, o Ministério da Agricultura pôs à disposição da Administração Municipal da Ganda 130 toneladas e 50 de adubo, embora não tenha sido o tipo de fertilizante de que os produtores precisavam (forneceu amônio quando a necessidade recai para o composto 12-24-12), conforme reclamações colhidas por este jornal.

Neste diapasão, o director municipal da Agricultura, José David Kumandala, que revelou os números em exclusivo a este jornal, considera o trigo o ‘ouro’ da actualidade. No município da Ganda, onde esteve a trabalhar a reportagem deste jornal, foi possível constatar o movimento de camiões carregados de sementes de trigo e adubos, provenientes da vizinha República da Namíbia, para distribuir, gratuitamente, às mil e 18 famílias produtoras, cadastradas pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário, como realçou o director da Agricultura, Kumandala José.

O responsável considera ser uma grande valia para o município ter à disposição, no âmbito do ambicioso Programa de Produção de Trigo, enormes quantidades de sementes a pensar justamente no fomento, tendo em conta também as projecções para a exportação do produto. Para José Kumandala, as circunstâncias mundiais, associa- da à guerra na Ucrânia, conferiram um certo valor comercial ao trigo, de sorte que, na perspectiva de combater e prevenir possíveis escassez, se esteja a apostar fortemente no seu cultivo, e, neste particular, a Ganda entra no leque de regiões produtoras, a reboque do Planagrão.

“Felizmente, na comuna da Chicuma há terras férteis e propícias mesmo para o trigo. Nós, a nível do município, estamos virados em várias áreas. Não é só o trigo, o trigo é uma das patentes que temos, nós estamos a produzir o café arábica em grande escala. Nesse momento, aqui na sede, na estação experimental, temos 20 mil mudas”, revela o titular do sector agrícola no município da Ganda.

O director municipal da Estação de Desenvolvimento Agrário, Justo Zacarias, assegura que todos apoios de que se precisa estão a ser prestados às famílias agricultoras. O responsável refere que, por ora, se procedeu apenas a um cadastramento primário na comuna da Chicuma, sendo certo que a Ganda, no seu todo, tem terras favoráveis para a cultura do cereal.

“O que se pretende, para esse projecto do trigo, é atingir mais de 3 mil famílias. E mais de 20 mil hectares. A outra fase começa em Setembro, onde vamos enquadrar as próximas famílias”, projecta, tendo realçado ter havido uma adesão considerável de famílias ansiosas por produção de trigo.

O administrador comunal da Chicuma, Agostinho Antunes, não tem dúvidas de que o fomento à produção do trigo representa para a sua região um grande ganho e sustenta que, com o gesto, o Governo volta a conferir o estatuto de produtor do cereal à comuna. Agostinho louva o facto de os produtores estarem empenhados para que se resgaste o “estatuto de celeiro na província de Benguela. O trigo é um cereal muito importante e a comuna já produzia e tudo vai fazer para dignificar o bom nome do município da Ganda”, garante.

Estatuto de produtor do cereal à comuna

O director municipal da Estação de Desenvolvimento Agrário, Justo Zacarias, assegura que todos apoios de que se precisa estão a ser prestados às famílias agricultoras. O responsável refere que, por ora, se procedeu apenas a um cadastramento primário na comuna da Chicuma, sendo certo que a Ganda, no seu todo, tem terras favoráveis para a cultura do cereal. “O que se pretende, para esse projecto do trigo, é atingir mais de 3 mil famílias. E mais de 20 mil hectares.

A outra fase começa em Setembro, onde vamos enquadrar as próximas famílias”, projecta, tendo realçado ter havido uma adesão considerável de famílias ansiosas por produção de trigo. O administrador comunal da Chicuma, Agostinho Antunes, não tem dúvidas de que o fomento à produção do trigo representa para a sua região um grande ganho e sustenta que, com o gesto, o Governo volta a conferir o estatuto de produtor do cereal à comuna. Agostinho louva o facto de os produtores estarem empenhados para que se resgaste o “estatuto de celeiro na província de Benguela. O trigo é um cereal muito importante e a comuna já produzia e tudo vai fazer para dignificar o bom nome do município da Ganda”, garante.

POR: Constantino Eduardo, em Benguela

Jornal Opais

Jornal Opais

Recomendado Para Si

ENDE poupa 300 mil milhões de kwanzas com instalação de contadores pré-pagos

por Jose Zangui
18 de Dezembro, 2025

Cerca de 3 mil clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) já estão no sistema pré-pago, o que...

Ler maisDetails

Acordo entre empresa norte-americana e a Lobito Atlantic Railway vai contribuir na modernização do Corredor do Lobito

por Jornal OPaís
17 de Dezembro, 2025

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, chefia uma delegação angolana que cumpre uma visita...

Ler maisDetails

EUA pretendem investir mais de 4 mil milhões de dólares no Corredor do Lobito

por Jornal OPaís
17 de Dezembro, 2025

A chefe de missão da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, Shannon Caseau, reiterou, Terça-feira, 16, em Benguela, à saída...

Ler maisDetails

Ministro Mário Oliveira quer serviços ao dispor das comunidades

por Jornal OPaís
17 de Dezembro, 2025
CARLOS MOCO

A prestigiar o acto de lançamento, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto Oliveira, destacou...

Ler maisDetails
DR

Projecto Roda do Amor leva cerca de trezentas crianças ao Palácio Presidencial

18 de Dezembro, 2025
DR

Morreu Nandó vítima de doença

18 de Dezembro, 2025

Mais de 2000 efectivos vão reforçar a segurança pública no país

18 de Dezembro, 2025
DR

Acidentes de viação matam duas pessoas nas estradas da Huíla em sete dias

18 de Dezembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.