EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Electrificação provincial cresceu mais de 9% de 2018 a 2022

Jornal Opais por Jornal Opais
22 de Agosto, 2023
Em Economia

O Banco Mundial, a Agência Francesa de Desenvolvimento e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) asseguraram o financiamento do projecto para expansão do acesso à energia eléctrica

Poderão também interessar-lhe...

Sexto Conselho Consultivo do Ministério da Indústria arranca hoje no Moxico Leste

CHEFE DE ESTADO APROVA FINANCIAMENTO PARA REFORÇO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

BAI reforça posição como parceiro de referência no financiamento ao turismo em Angola

O Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) aponta que a taxa de electrificação provincial fixou-se em 9,18% no quinquénio 2018-2022, correspondendo a um grau de execução de 45,9%. Por outro lado, de acordo com o PDN, no período de 2018 ao primeiro semestre de 2022, a taxa de electrificação ao nível nacional situou-se em 42,4%, face aos 41,1% da taxa acumulada prevista para o ano, representando um grau de execução de 96,15%.

Um desempenho justificado pela cobertura assegurada nas províncias do Bengo, Cabinda, Cuanza Norte e Luanda, assim como pela concretização de 364 mil e 910 ligações domiciliárias em diversos bairros das sedes provinciais de Cabinda, Luanda, Zaire, Benguela e Huambo. Por outro lado, o PDN mostra que o Estado projectava, de 2018 a 2022, aumentar o número de clientes de energia eléctrica mais que o dobro, alcançando 2,1 milhões de clientes, prevendo-se realizar, em 2022, mais 150 mil novas ligações.

Uma meta que ficou pelos 85,06%, sendo que em termos cumulativos, no período de 2018 ao primeiro semestre de 2022, registou-se um total de 1.786,35 mil clientes de energia eléctrica. Um desempenho explicado pelas ligações domiciliárias em diversos bairros das sedes provinciais do Bengo, Benguela, Cabinda, Cuanza Norte, Huambo, Luanda e Zaire.

Aqui, destaque para o Banco Mundial e a Agência Francesa de Desenvolvimento, que asseguraram o financiamento do projecto para expansão do acesso à energia eléctrica, que prevê a ligação de cerca de 196 mil novas ligações com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e aquisição de mais de 400 mil novos contadores.

Outro ponto de destaque é a reabilitação e reforço das redes de distribuição de energia eléctrica do Bié, perspectivando-se a melhoria deste indicador com a expansão da rede de distribuição MT/ BT, tendo em conta o aumento da potência disponível com a interligação do sistema Norte – centro. De 2018 a 2022, mais 36 sedes de município são servidas por Sistema Eléctrico Público, totalizando 102.

POR: Ladislau Francisco

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Sexto Conselho Consultivo do Ministério da Indústria arranca hoje no Moxico Leste

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026
Virgilio Pinto

A sexta edição do Conselho Consultivo do Ministério da Indústria e Comércio arranca no início da tarde desta quarta-feira, 24,...

Ler maisDetails

CHEFE DE ESTADO APROVA FINANCIAMENTO PARA REFORÇO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O Presidente da República autorizou uma despesa de 9,7 mil milhões de kwanzas para a implementação e manutenção da infra-estrutura...

Ler maisDetails

BAI reforça posição como parceiro de referência no financiamento ao turismo em Angola

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) reforçou o seu posicionamento como instituição de referência no financiamento de projectos turísticos em...

Ler maisDetails

Cerca de 70 empresas na lista negra por incumprimento contratual com Estado

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

Cerca de 70 empresas estão na lista negra por incumprimento contratual com o Estado, segundo o director-adjunto do Serviço Nacional...

Ler maisDetails

Portal para recrutamento de brigadistas do Registo Eleitoral enfrenta constrangimentos técnicos

24 de Junho, 2026

Téte António destaca papel das mulheres na diplomacia angolana

24 de Junho, 2026
DR

Joana Tomás apresentada oficialmente ao Governo Provincial de Malanje

24 de Junho, 2026
DR

Introdução de equipamentos de impressão reforça emissão de BI no Huambo

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.