O presidente da república ,João Lourenço, está a cumprir desde as primeiras horas de hoje uma agenda de trabalho na cidade do Lubango, capital da província da Huíla, seis de meses depois da tomada de posse no seu segundo mandato, fruto das eleições gerais decorridas em Agosto do ano passado
Na cidade do Lubango, o Presidente da República vai reinaugurar a Maternidade do Lubango, que leva o nome da irmã do primeiro Presidente de Angola, Irene Neto, totalmente reabilitada e apetrechada. João Lourenço vai ainda testemunhar a assinatura de uma acta de consignação para a construção da segunda fase da circular do Lubango, para melhorar a circulação rodoviária na urbe e zonas periféricas da capital da Huíla.
O Presidente da República recebe à chegada cumprimentos de cortesia do governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, e dos demais membros que compõem o Executivo desta parcela do território nacional.
Novos Serviços na maternidade irene neto
As obras de reabilitação do edifício onde funciona o Hospital Materno-infantil Irene Neto foi possível através de uma parceria estabelecida entre o Governo Provincial da Huíla, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e da Agência Nacional de Petróleo e Gás e da Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC – subsidiária da Chevron). Segundo apurou OPAÍS, as obras foram executadas durante mais de um ano e tiveram um custo de 11 milhões e 380 mil dólares. Com a aplicação deste montante foi possível a recuperação total dos três pisos que compõem o edifício.
Depois de reabilitado, o Hospital Materno Infantil vai fornecer aos seus utentes uma vasta gama de serviços, repartidos em diversas áreas, entre os quais está o banco de urgência, laboratório de análises clinicas, consultórios médicos, imagiologia, salas de parto, assim como um bloco operatório totalmente apetrechado com equipamentos de ponta a funcionar no rés-do-chão. Já no primeiro e segundo andares vão funcionar, além de enfermarias, a unidade de cuidados intensivos (UCI) para adultos e neonatal e a biblioteca para apoiar os projectos de formação dos médicos em especialidade.
A reabilitação e requalificação da Maternidade Irene Neto visa reforçar o sistema de saúde na província da Huila, contribuindo para a redução da morbilidade e mortalidade materno-infantil, através da melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde e acomodação dos utentes, segundo apurou OPAIS. Com a sua entrada em funcionamento, registar-se-á um aumento na capacidade instalada de resposta dos serviços diferenciados, como obstetrícia, ginecologia, oncologia, abuso sexual e formação. De salientar que o município do Lubango é o mais populoso entre os 14 que compõem a província da Huíla, com uma população estimada em 1.500.000 habitantes.