EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Subvenção aos combustíveis gasta USD 3 a 4 mil milhões por ano

Jornal Opais por Jornal Opais
8 de Março, 2023
Em Economia, Manchete

Ministra das Finanças garante que ainda não foi tomada uma decisão para a retirada da subvenção aos combustíveis pelo facto de estarem a ser analisados todos os cenários e impactos possíveis e quais medidas seriam implementadas

Poderão também interessar-lhe...

Luanda arrecada mais de 16 mil milhões de kwanzas em receitas próprias

Sexto Conselho Consultivo do Ministério da Indústria arranca hoje no Moxico Leste

CHEFE DE ESTADO APROVA FINANCIAMENTO PARA REFORÇO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O Estado angolano gasta, anualmente, de 3 a 4 mil milhões de dólares americanos na subsidiação do preço dos combustíveis, segundo a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa. Mas mesmo assim a decisão de pôr fim a este subsídio continua a ser ponderada pelas autoridades e ainda não há uma data à vista, garante a responsável.

A ministra disse que há toda uma realidade que inclui municípios que ainda usam quantidades consideráveis de diesel para a geração de electricidade, impacto em indústrias e fazendas que vivem da geração de electricidade via geradores, preços dos fretes para o transporte de bens de primeira necessidade e não só, e que ainda precisam do combustível como forma de sobrevivência “Nós temos tudo mapeado.

Agora o desafio está em tirar o sapato de bailarina deste elefante pensando em medidas que, potencialmente, pudessem mitigar os efeitos de uma possível remoção (dos subsídios)”, afirmou a ministra das Finanças em entrevista ao programa Café da Manhã da Luanda Antena Comercial – LAC. Segundo a ministra, a decisão ainda não foi tomada por estarem a ser analisados todos os cenários e impactos possíveis e quais medidas seriam implementadas.

A ministra acrescentou que o valor do subsídio aos combustíveis varia em função do preço de mercado do produto, mas o valor é altíssimo. Entretanto, 4 mil milhões, segundo Vera Daves de Sousa, é o valor necessário para implementar dois programas com os cus- tos do PIIM, ou seja, o Estado angolano engajou no programa que decorre 2 mil milhões de dólares provenientes do Fundo Soberano e se retirado o subsídio aos combustíveis representaria uma poupança significativa.

O processo do fim da subsidiação dos combustíveis chegou a ser aventado para o presente ano, 2023, e teria sido um compromisso assumido pelo Governo angolano com o FMI, mas o despreparo da nossa economia e da sociedade angolana são factores que podem estar a provocar alguma dor de cabeça ao Executivo e protelar o início da operação por temor aos impactos negativas que tal pode provocar no país.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Luanda arrecada mais de 16 mil milhões de kwanzas em receitas próprias

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A delegada das Finanças, Roberta Malaquias, anunciou, esta quarta-feira, no município de Viana, que a província de Luanda arrecadou, de...

Ler maisDetails

Sexto Conselho Consultivo do Ministério da Indústria arranca hoje no Moxico Leste

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026
Virgilio Pinto

A sexta edição do Conselho Consultivo do Ministério da Indústria e Comércio arranca no início da tarde desta quarta-feira, 24,...

Ler maisDetails

CHEFE DE ESTADO APROVA FINANCIAMENTO PARA REFORÇO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O Presidente da República autorizou uma despesa de 9,7 mil milhões de kwanzas para a implementação e manutenção da infra-estrutura...

Ler maisDetails

Perfil da Criança revela concentração de mais população infanto-juvenil no Bié, Uíge e Moxico

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

As províncias do Bié, Uíge e Moxico são as que registam maior número de crianças e adolescentes em Angola, com...

Ler maisDetails

Luanda arrecada mais de 16 mil milhões de kwanzas em receitas próprias

24 de Junho, 2026

Gala AIPEX Awards 2026 remarcada para 16 de Julho

24 de Junho, 2026

França detecta primeiro caso de Ébola

24 de Junho, 2026

Governo do Zaire quer recuperar sistema de captação de água de Kalambata paralisado há sete anos

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.