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Gestores dos transportes da região Sul traçam estratégias para solucionar problemas do sector

Jornal Opais por Jornal Opais
19 de Janeiro, 2023
Em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
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Gestores dos transportes da região Sul traçam estratégias para solucionar problemas do sector

Os directores províncias dos Gabinetes dos Transportes, Trafego e Mobilidade Urbana do Namibe, Huíla, Cunene, Cuando Cubango e Huambo estão reunidos, desde ontem, na cidade do Lubango, para traçarem estratégias que possam encontrar soluções para os problemas que os prestadores deste serviço enfrentam no extremo sul do país

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Os participantes no primeiro encontro regional dos sectores dos transportes manifestaram estar conscientes das reclamações das populações por causa das debilidades na prestação dos serviços de mobilidade urbana, sobre- tudo nos transportes urbanos. A responsável do sector na província da Huíla, Gracinda Gonçalves, na qualidade de anfitriã, disse que a problemática da falta de organização do serviço de transporte na cidade do Lubango foi um dos temas apreciados pelos participantes que esperam que se encontrem soluções.

Segundo a responsável, a falta de organização dos serviços públicos de transporte é provocada pela ausência de uma delimitação mais efectiva do percurso nas diversas rotas operadas pelos autocarros públicos, bem como a falta de ordenamento do serviço de táxi prestado pelos azuis e branco e moto-taxistas. “Vemos todos os dias que nas paragens há sempre enchentes, então, achamos que há necessidade de incrementar uma nova dinâmica no sector dos transportes a nível da nossa cidade”, frisou, reconhecendo que “os taxistas e moto-taxistas desempenham um grande papel na mobilização de pessoas e bens na cidade do Lubango, mas há igualmente a necessidade de se organizar estes serviços”.

Por outro lado, Gracinda Gonçalves apontou ainda como problemas que afligem o sector que dirige a falta de infra-estruturas, nomeadamente de estradas exclusivas para os autocarros, de paragens sinalizadas e com abrigo. “Nós não podemos falar de transportes sem falar de estradas. Se nós tivéssemos a circular rodo- viária do Lubango em funcionamento, poderíamos ganhar uma velocidade comercial aceitável e melhorar a mobilidade”, frisou.

Para sustentar o seu ponto de vista, a responsável disse que está a decorrer neste momento um processo de aumento da frota, mas ao se analisar a situação da cidade do Lubango, ver-se-á como ela é compacta. Por outro lado, manifestou que estão conscientes de que estão a criar, desde modo, um outro problema: o dos engarrafamentos. A província da Huíla dispõe de 64 autocarros que desenvolvem serviços de transportes públicos, sendo que o município do Lubango foi o mais contemplado com 50 unidades.

Os demais estão distribuídos nos municípios da Matala, Chibia e Humpat Cuando Cubango e Namibe clamam por mais meios O director provincial do gabinete dos Transportes, Trafego e Mobilidade Urbana do Cuando Cubango, Hiyuvite Teresa Francisco, manifestou que pretende absorver a experiencia da Huíla na implementação de transporte intermunicipal. Segundo o gestor, no Cuando Cubango não existe serviço de transportes públicos municipais por causa da distância entre os mesmos e as péssimas condições de transitabilida- de resultantes do mau estado das estradas.

“O Cuando Cubango é uma das maiores províncias de Angola, com municípios que distam há quase 1000 quilómetros”, frisou, salientando que no encontro vão abordar temas como a acessibilidade, infra-estruturas e tipos de meios a serem utilizados na região Sul. No seu ponto de vista, tendo em conta a especificidade da zona, os meios tinham de ser a tração. De salientar que o Ministério dos Transportes reforçou os operadores locais com um total de 20 autocarros que servem para a mobilidade urbana.

Segundo o director do sector naquela província do leste, apenas o município do Cuíto Cuanavale dispõe de um serviço de transportes públicos. Já a província do Namibe regista ainda um défice de transportes públicos. De acordo com a directora dos Transportes, Trafego e Mobilidade Urbana, Carme Machado, a província dispõe de 66 autocarros que foram disponibilizados pelo ministério de tutela para dar uma resposta mais satisfatória. A nossa interlocutora afirma que a província do Namibe necessita de pelo menos 100 autocarros. “Este número não satisfaz a de- manda, porque os 66 operam nos cinco municípios que compõem a província do Namibe. Temos também os transportes interurbanos, sem contar ainda com os que operam na rota interprovincial lingando as províncias da Huíla e do Namibe”, revelou.

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