EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Sociólogo recomenda moderação do uso de telemóvel na infância

Jornal OPaís por Jornal OPaís
23 de Setembro, 2025
Em Sociedade

O sociólgo angolano Zeferino Minguês recomendou nesta segunda-feira, em Luanda, a moderação do uso do telemóvel em crianças para evitar problemas de saúde física e ansiedade

Poderão também interessar-lhe...

Gala AIPEX Awards 2026 remarcada para 16 de Julho

Governo do Zaire quer recuperar sistema de captação de água de Kalambata paralisado há sete anos

Portal para recrutamento de brigadistas do Registo Eleitoral enfrenta constrangimentos técnicos

Em declarações à ANGOP, o especialista sustentou que o uso excessivo de telemóvel na infância pode comprometer o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, reduzir a interacção familiar e a capacidade de socialização das crianças.

Para si, o uso excessivo de telemóvel na infância não é apenas uma questão de saúde ou educação, mas também de socialização, sendo que o hábito precoce do aparelho electrónico altera os processos tradicionais da formação da criança.

A propósito, fez saber que o uso excessivo dessa prática retira a concentração, reduz a interação familiar e afecta a capacidade de socialização das crianças.

Segundo o socíologo, o telemóvel tem sido utilizado como uma ferramenta de distracção e não de aprendizagem, o que pode gerar dependência tecnológica e impacto negativo na saúde mental dos petizes.

Zeferino Mingues reconheceu que o telemóvel cria uma infância conectada, mas ao mesmo tempo faz com que o brincar colectivo e a aprendizagem comunitária sejam substituídos por um consumo digital individual.

Lembrou que o convívio familiar tem sido substituído por interacções digitais, o que faz a criança reconhecer mais a comunidade virtual do que os membros de sua família, recomendando o reforço de acções educativas sobre literacia digital com foco na protecção dos direitos da criança e no uso responsável dos meios electrónicos.

Por seu turno, Pedro Camata, professor do Magistério Mútu ya Kevela, advertiu que o uso excessivo do telemóvel na infância causa ansiedade, atraso na fala do menor, sono e dificuldade na concentração durante as aulas.

O educador aconselhou a promoção de informações digitais que facilitem a comunicação entre o aluno, professor e as instituições escolares. o encarregado de educação Bartolomeu Kalembela entende que este acto afecta o desenvolvimento interpessoal do menor dificultando o processo de interacção entre pais e filhos, para quem a restrição dos aparelhos electrónicos torna o convívio mais significativo para as famílias.

Especialistas em desenvolvimento infantil recomendam que a criança só passe a ter o próprio telemóvel depois dos 12 anos de idade, para que o uso do aparelho seja feito de forma adequada.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Gala AIPEX Awards 2026 remarcada para 16 de Julho

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) anunciou, hoje, que foi remarcada para o dia 16 de...

Ler maisDetails

Governo do Zaire quer recuperar sistema de captação de água de Kalambata paralisado há sete anos

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O Governo Provincial do Zaire está a trabalhar a fim de conseguir recuperar o sistema de captação, tratamento e distribuição...

Ler maisDetails

Portal para recrutamento de brigadistas do Registo Eleitoral enfrenta constrangimentos técnicos

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O portal de recrutamento de brigadistas do Registo Eleitoral Oficioso 2026-2027 está a registar constrangimentos técnicos devido ao elevado número...

Ler maisDetails

Joana Tomás apresentada oficialmente ao Governo Provincial de Malanje

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026
DR

O governador da província de Malanje, Marcos Nhunga, apresentou de forma oficial, esta quarta-feira, 24, a nova vice-governadora para o...

Ler maisDetails

Luanda arrecada mais de 16 mil milhões de kwanzas em receitas próprias

24 de Junho, 2026

Gala AIPEX Awards 2026 remarcada para 16 de Julho

24 de Junho, 2026

França detecta primeiro caso de Ébola

24 de Junho, 2026

Governo do Zaire quer recuperar sistema de captação de água de Kalambata paralisado há sete anos

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.