EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sex, 26 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

SIC desmantela grupo de burladores em Cabinda

O Serviçode Investigação Criminal (SIC), em coordenação com a Polícia Nacional (PN), desmantelou, em Cabinda, um grupo de associação criminosa que se dedicava na prática dos crimes de burla qualificada, uso e abuso de cartões de crédito e de débito e chantagens

Jornal Opais por Jornal Opais
30 de Outubro, 2024
Em Sociedade

O grupo era composto por nove cidadãos angolanos, oito dos quais detidos, com idades compreendidas entre os 22 e 38 anos de idade. A associação criminosa foi desmantelada nos dias 25 e 27 de Outubro do corrente ano, através de micro-operações realizadas em diferentes bairros do município de Cabinda.

Poderão também interessar-lhe...

MADALENA CHIMPOLO:“Em termos genéticos, não acreditamos que existam fronteiras definidas que permitam dividir a espécie humana”

Amontoados de lixo resistem nas ruas do Zango e “entopem” valas de drenagem

Suzuki S-Presso: instabilidade da viatura e altas contas do patrão apontadas como principais causas de acidentes

A operação foi motivada por denúncias e queixas que apontavam para a existência de um grupo de criminosos que actuava em diversos pontos da cidade de Cabinda.

Em resposta, o SIC conduziu acções operacionais nos bairros Chiweca, Kimba, Povo Grande e São Pedro, culminando na desarticulação da referida organização criminosa.

De acordo com as declarações dos detidos, o grupo era liderado pelo cidadão conhecido apenas pelo nome de “Quintas”, que recrutava os integrantes e criava empresas em seus nomes.

Posteriormente, solicitavam Terminais de Pagamento Automático (TPA) em bancos comerciais, com o objectivo de fazer transferências de valores adquiridos de forma ilícita.

O líder recebia em cada operação bem-sucedida uma comissão de 15% sobre os montantes obtidos. Quintas, o chefe do grupo em fuga, chegou a distribuir aos integrantes da sua organização criminosa 31 cartões multicaixas para que estes utilizassem em actividades fraudulentas nas caixas electrónicas.

Foram apreendidos em posse do grupo oito TPA’s do Banco de Fomento Angola (BFA), 31 cartões multicaixas de diversos bancos e diversos bens supostamente adquiridos com recursos fraudulentos.

Entre os bens apreendidos destacam-se uma viatura de marca Hyundai i20, cor cinzenta, com a matrícula CBD-65-94, 12 telemóveis de diferentes marcas, nove televisores plasmas, computador, três sistemas de som completos, dois descodificadores da ZAP, três frigoríficos, um frigobar, uma arca, duas consoles de videojogos, máquina de lavar e dois fogões.

Os implicados e os bens apreendidos foram apresentados ao Ministério Público para os devidos procedimentos legais. Em outra operação, o SIC deteve, no domingo, um cidadão angolano, 22 anos, suspeito de envolvimento no crime de tráfico de drogas e outras actividades ilícitas no bairro 4 de Fevereiro. A detenção ocorreu no momento em que o suspeito foi flagrado a realizar a venda de estupefaciente do tipo “libanga”.

Com o implicado, foram apreendidas 20 pedras do referido tipo de droga e 30 mil kwanzas, montante supostamente proveniente da venda do referido estupefaciente.

O suspeito detido e o material apreendido (estupefaciente) foram encaminhados ao Ministério Público para a realização dos trâmites processuais. O Serviço de Investigação Criminal, segundo os seus operacionais, está empenhado em acções de combate ao narcotráfico na província.

Expulsos mais de 100 estrangeiros

O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) em Cabinda realizou, entre os dias 21 e 28 de Outubro de 2024, acções de fiscalização de permanência de cidadãos estrangeiros em diversos bairros do município de Cabinda, que resultou na detenção e consequente expulsão administrativa de 141 cidadãos da República Democrática do Congo, por permanência ilegal no território nacional.

As expulsões foram efectuadas através do posto de fronteira do Yema, no âmbito das acções destinadas ao combate ao fenómeno de imigração ilegal na província de Cabinda.

Dos 141 cidadãos expulsos, 100 são do género masculino, 41 femininos e quatro menores de idade, filhos de imigrantes ilegais expulsos, que foram entregues às autoridades migratórias daquele país.

 

Por: Alberto Coelho, em Cabinda

 

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

MADALENA CHIMPOLO:“Em termos genéticos, não acreditamos que existam fronteiras definidas que permitam dividir a espécie humana”

por Sebastião Félix
26 de Junho, 2026
Fotos de Daniel Miguel

O jornal OPAÍS dirigiu-se à Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (UAN), no Hospital Américo Boavida, em Luanda, onde...

Ler maisDetails

Amontoados de lixo resistem nas ruas do Zango e “entopem” valas de drenagem

por Domingos Bento
26 de Junho, 2026

Localizadas a poucos metros da estrada principal que liga o Zango 0 à Centralidade do Zango 8.000, as valas a...

Ler maisDetails

Suzuki S-Presso: instabilidade da viatura e altas contas do patrão apontadas como principais causas de acidentes

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O modelo S-Presso da marca Suzuki tem estado em alta na lista dos acidentes de viação registados na capital do...

Ler maisDetails

Grupo Medianova lança revista Chiola em Cabinda

por Jornal OPaís
25 de Junho, 2026

A Revista Chiola, do Grupo Medianova, foi lançada hoje, na província de Cabinda, em evento que contou com a presença...

Ler maisDetails

É de hoje… Até Dezembro, camaradas

26 de Junho, 2026
Fotos de Daniel Miguel

MADALENA CHIMPOLO:“Em termos genéticos, não acreditamos que existam fronteiras definidas que permitam dividir a espécie humana”

26 de Junho, 2026
Foto de Carlos Augusto

Perigo iminente: Pânico abala ‘inquilinos’ do Estádio da Cidadela após desabamento de parte da infra-estrutura

26 de Junho, 2026

Amontoados de lixo resistem nas ruas do Zango e “entopem” valas de drenagem

26 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.