EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sáb, 27 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Novos administradores da Huíla tomam posse

Os novos municípios da província da Huíla, surgidos no âmbito da Nova divisão político-Administrativa (DPA), já têm novos gestores empossados ontem

Jornal Opais por Jornal Opais
28 de Janeiro, 2025
Em Sociedade

O governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, conferiu posse ontem aos novos administra- dores municipais dos nove novos municípios. Aos empossados, Nuno Mahapi Dala solicitou entrega e comprometimento aos empossados, com vista a garantir a resolução dos problemas que afligem as populações dos habitantes dos no- vos municípios.

Poderão também interessar-lhe...

Incinerados mais de 300 quilos de drogas apreendidas em operações contra o narcotráfico

‎Programa de Alimentação Escolar abrange cerca de 350 mil alunos no Huambo

Polícia Nacional intensifica patrulhamento no bairro Paraíso

De acordo com o governador provincial da Huíla, as comunas agora elevadas à categoria de municípios enfrentam enormes dificuldades, entre as quais a deficiência das vias de comunicação, inexistência de serviços sociais básicos, como energia, água, educação e saúde, que pedem respostas urgentes da parte de quem governa.

Para a solução dos mesmos, Nuno Mahapi Dala defendeu uma maior aproximação entre os no- vos governantes e governados nas novas circunscrições da província da Huíla. Entretanto, fruto da Nova Divisão Política Administrativa, a província da Huíla conta, actualmente, com 23 municípios, com a elevação de 9 comunas à categoria de municípios, em vigor desde o dia 1 do mês em curso.

Trata-se dos municípios do Hoque, Dongo, Palanca, Viti-Vivali, Capelongo, Chicungo, Capunda Cavilongo, Chituto e Galangue. Durante a cerimónia de empossamento, ocorrida na manhã de ontem, na sede do Governo Provincial da Huíla, o governador solicitou aos novos administradores mais entrega e comprometimento com o trabalho.

“Vocês aceitaram servir o nosso povo, mas é preciso servir com lealdade. Porque o que se pretende é aproximar os serviços às nossas populações. Confiamos nas vossas capacidades. Devem discutir os problemas com as comunidades.

Sabemos que a maior parte das comunas, que hoje foram elevadas a município, enfrenta diversas dificuldades, desde as vias de acesso até a falta de alguns serviços. Mas podem contar com o apoio de toda a equipa do Governo Provincial”, assegurou.

Os novos administradores

Na última sexta-feira, Nuno Mahapi Dala nomeou Ana Paula de Jesus Leonardo Domimgoa, para em comissão de serviço exercer o cargo de administradora municipal do Hoque; António Bernardo Kahala, para o município do Dongo; Eudaliciosa Celestino César Binda, para administradora do município de Viti-Vivali; Eva Eugenia Cumena Lombe, para o município da Palanca; Fernando António da Silva, para o município de Capelongo; Ilda Judite João Chilea, para o município de Chcungo; Jai Federico, para o cargo de administrador municipal da Capunda Cavilongo; Kalepete Manuel Kandongo, para Chituto e Felismino Luciano Pedro, para o município de Galangue.

POR: João Katombela, na Huíla

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Incinerados mais de 300 quilos de drogas apreendidas em operações contra o narcotráfico

por Jornal Opais
27 de Junho, 2026

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) incinerou 398 quilos e 600 gramas de drogas apreendidas em diversas operações realizadas no...

Ler maisDetails

‎Programa de Alimentação Escolar abrange cerca de 350 mil alunos no Huambo

por Jornal Opais
27 de Junho, 2026

‎‎O director do Gabinete Provincial da Educação no Huambo, Mário Rodrigues, afirmou que perto de 349 mil e 412 crianças...

Ler maisDetails

Polícia Nacional intensifica patrulhamento no bairro Paraíso

por Jornal Opais
27 de Junho, 2026

A Polícia Nacional em Luanda deu início, nesta Sexta-feira, 26, a várias acções de patrulhamento no bairro Paraíso, com vista...

Ler maisDetails

Detidos mais de 600 cidadãos por tráfico de drogas

por Onesimo Lufuankenda
27 de Junho, 2026

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve 687 cidadãos suspeitos de envolvimento em casos de tráfico e consumo de estupefacientes,...

Ler maisDetails

Incinerados mais de 300 quilos de drogas apreendidas em operações contra o narcotráfico

27 de Junho, 2026

‎Programa de Alimentação Escolar abrange cerca de 350 mil alunos no Huambo

27 de Junho, 2026

Polícia Nacional intensifica patrulhamento no bairro Paraíso

27 de Junho, 2026

Detidos mais de 600 cidadãos por tráfico de drogas

27 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.